Câmara Municipal de Aracaju recebe visita de alunos do curso de Direito

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 17/09/2025 15h14, última modificação 17/09/2025 15h14
Estudantes conheceram a sede do Legislativo, acompanharam debates e a apreciação de projetos de lei

Alunos do curso de Direito da faculdade Estácio visitaram a Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta terça-feira, 16. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Legislativo aracajuano e o funcionamento da Casa. Para a aluna Júlia Santos, que está prestes a se formar, a ida ao parlamento oportunizou agregar conhecimento. “Conheço o trabalho dos vereadores. Hoje tivemos uma boa vivência e foi possível adquirir conhecimento para nossa formação. Espero voltar outras vezes para aprender ainda mais sobre o trabalho legislativo”. 

A professora do curso de Direito, Niully Campos, explicou como surgiu a iniciativa de levar os estudantes à CMA. “O nosso núcleo de práticas jurídicas entendeu a importância de aproximar a construção teórica do Direito da prática cotidiana. Um campo de atuação, de forma muito comprometida com as instituições democráticas, é a Câmara de Vereadores de Aracaju, para entender a função legislativa, formar uma consciência crítica e cidadã e fortalecer os processos da nossa democracia no município”, afirmou Niully.  

Segundo o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), é importante que os estudantes conheçam o trabalho da Câmara e compreendam a atuação dos parlamentares, assim como o processo legislativo, promovendo a conscientização cidadã.  

“A sociedade precisa entender cada vez mais o papel de seus representantes políticos. Aqui, eles tiveram a oportunidade de vivenciar como são feitas as leis no município de Aracaju, acompanharam os debates sobre os projetos apresentados e puderam observar a dinâmica dos poderes constituídos. Que tenhamos cidadãos cada vez melhor informados, formados, entendendo seus direitos e deveres como cidadãos”, destacou.