Câmara Municipal de Aracaju abre os trabalhos 2018 com mensagem do prefeito

por Danilo Cardoso — publicado 20/02/2018 12h25, última modificação 21/02/2018 00h35
Câmara Municipal de Aracaju abre os trabalhos 2018 com mensagem do prefeito

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) abriu na manhã desta terça-feira, 20, os trabalhos legislativos do ano 2018 com a tradicional mensagem do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que fez um balanço das ações do Executivo durante 2017 e o planejamento para o ano. A Sessão Ordinária contou com a presença do presidente da CMA, Nitinho (PSD), de todos os outro 23 parlamentares, da vice-prefeita Eliane Aquino (PT), do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), além de secretários municipais.

Abrindo seu discurso afirmando que esta com o coração cheio de alegria e satisfação por todas as realizações que conseguiu implementar no ano de 2017. “Quando cheguei encontrei servidores desmotivados com salários atrasados e uma dívida de 800 milhões. Implantamos um rigoroso processo de ajustes, reduzimos despesas de custeio, revisamos contratos, renegociamos boa parte da dívida conseguindo economizar 40%, valor que representou uma folga nos cofres superior a 30 milhões de reais rendendo destaque no jornal Valor Econômico”, disse Edvaldo.

O chefe do executivo municipal continuou o discurso declarando que os servidores municipais foram prioridade desde o primeiro dia de governo, mesmo com a milionária dívida herdada da administração anterior. “Priorizei os servidores públicos e em um ano pagamos 15 folhas salariais, algo inédito em Aracaju, voltando a criar na vida do servidor o hábito de receber seus vencimentos em dia. Pagamos as 13 folhas salariais de 2017 e mais duas folhas deixadas de 2016, além disso, dos 530 milhões de reais de dívidas em curto prazo, já pagamos 300 milhões”, frisou o prefeito.

Educação

O trabalho realizado em favor da educação e na busca para proporcionar uma melhor qualidade de ensino para os alunos da Rede Municipal de Ensino foi citado por Edvaldo Nogueira. “A educação também foi valorizada sem faltar merenda nas escolas, renovando o contrato de manutenção das unidades de ensino, que estava a dois anos paralisados. Além disso, retomamos e concluímos a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Calumby Filho, no 17 de março, estamos construindo a primeira Escola de Ensino Fundamental do 17 de Março e a reforma e ampliação da Escola Carvalho Neto”.

Recursos Paralisados

Outra ação do prefeito que foi destacada durante a Sessão foi a recuperação de recursos que estavam paralisadas. “Deixamos 240 milhões de reais em conta para serem utilizados em obras de infraestrutura e estes recursos estão sendo fundamentais para a retomada de 20 obras pela cidade”. Edvaldo também destacou o empréstimo de R$ 50 milhões aprovado na Câmara de Aracaju. "O trabalho dos vereadores foi fundamental para que este dinheiro fosse liberado para ser utilizado como contrapartida em diversas obras”, destacou o prefeito.

IPTU

Agradeceu ainda a Casa pela a aprovação do fim do reajuste do IPTU, onde foi revogado o aumento anual de 30% que valeria até 2022. O prefeito relatou ainda sobre o pagamento da taxa em cota única. "Os aracajuanos pagaram antecipado superando a expectativa de 45 milhões, atingindo 50 milhões e agora em fevereiro atingiremos os 70 milhões. Deixo claro que o apoio dos vereadores foi fundamental para aprovarem a revogação do aumento do imposto isentando 53 mil famílias terão a isenção da taxa".

Mais obras

Dentre as obras citadas pelo prefeito estão o Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Olaria; Infraestrutura do Loteamento Jardim Petrópolis; a interligação dos bairros 17 de Março e Santa Maria; a requalificação da Praça dos Expedicionários e a construção da Estação Elevatória de Esgoto do Loteamento Nova Liberdade II. Para falar sobre as obras, o prefeito Edvaldo Nogueira lembrou o discurso memorável de ex governador Marcelo Deda. “Hoje, todas as vezes que entregamos uma obra, eu tenho colhido muitos sorrisos dos aracajuanos”.

Edvaldo também destacou as obras em andamento pela cidade. “Estamos construindo a Escola de Ensino Fundamental do 17 de Março; os serviços complementares da construção do Canal Costa do Sol; a infraestrutura das ruas do Loteamento Moema Mary; infraestrutura no Japãozinho; construção da Unidade de Saúde da Família do 17 de Março; a complementação da infraestrutura do Coqueiral; Além das obras na Farolândia e recapeamento de diversas ruas e avenidas da cidade”.

O presidente da Casa Legislativa, Nitinho, reafirmou o compromisso da CMA com a população aracajuana e desejou ainda mais sucesso ao prefeito. “Edvaldo vem provando ao longo de 2017 que é possível devolver a qualidade de vida da população aracajuana, título que a cidade tinha em sua outra administração, e o que for possível, a Câmara Municipal de Aracaju estará aqui para somar e devolver as melhorias para a cidade”.