Câmara de Aracaju promove curso Conhecendo o Legislativo Municipal

por Ascom CMA — publicado 01/02/2021 18h56, última modificação 01/02/2021 18h56
Câmara de Aracaju promove curso Conhecendo o Legislativo Municipal

Foto: China Tom

Com o intuito de capacitar e facilitar o trabalho dos servidores que assessoram os parlamentares durante a 43ª Legislatura da Câmara de Aracaju (CMA), a Escola do Legislativo Neuzice Barreto de Lima promoveu na tarde desta segunda-feira, 1, o curso Conhecendo o Legislativo Municipal. A diretora de Comunicação, Alexandra Brito, e o chefe do cerimonial, Lupércio Santos, foram os palestrantes. O curso atendeu todos os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa visa apresentar aos assessores, como também aos parlamentares, o funcionamento da estrutura interna e os trâmites dos documentos de acordo como prevê o Regimento Interno, já que a Casa Legislativa teve uma renovação de 15 vereadores. Participaram da solenidade de abertura o diretor da Escola, Vander Costa, e o superintendente de Relações Institucionais, Jorge Araújo Filho.

Após fazer um breve histórico das ações da Escola do Legislativo, Vander Costa, “Nossa Escola do Legislativo Municipal é uma referência para todas as Casas parlamentares do nordeste e aqui estamos de portas abertas para os assessores, vereadores e para a população”.

A primeira palestrante do dia focou no trabalho da comunicação. “Depois do seminário de Acolhimento dos vereadores, agora, a Escola do Legislativo está promovendo o curso Conhecendo o Legislativo Municipal onde todos os assessores poderão conhecer um pouco do funcionamento de diversos setores da Casa Legislativa”.

O assessor Émerson Fontes, que passou a integrar a equipe de um parlamentar, agradeceu pelo curso. “Nós que estamos chegando vamos conhecer o funcionamento da Casa através deste curso na Escola, e agregar conhecimento contribuindo de uma forma muito boa para a população de Aracaju”.

Vereadores

O vereador Sargento Byron (Republicanos) destacou como é importante o curso. “É muito importante esta prática para os assessores, já que a Câmara foi renovada em sua maioria e esse curso é para que a maioria dos parlamentares tenham uma maior compacidade de fazer um melhor trabalho por Aracaju”.

O parlamentar Sávio de Vardo da Lotérica (PSC) mostrou entusiasmo em fazer parte do curso. “Fico feliz em fazer parte deste curso na Escola do Legislativo, ter mais ciência de acompanhar o dia a dia da Câmara Municipal e ficar por dentro dos assuntos e deveres que tem uma assessoria parlamentar”, frisou.

A vereador Sheyla Galba (Cidadania) aprovou a iniciativa da Câmara. “Fico bastante feliz em saber que a Escola do Legislativo teve essa iniciativa de formar nossos assessores. Nós que estamos chateando agora precisamos saber e entender como funciona a Câmara de Vereadores de Aracaju”, destacou.

A troca de experiência e o acolhimento da Câmara foi destacado pela vereadora professora Ângela (PT). “É de fundamental importância primeiro pelo acolhimento, de quem chega ser acolhido, depois da troca de experiências. A aprendizagem se dá na forma que você ensina e aprende”.

O vereador Pastor Diego (PP) também marcou presença no curso.