Câmara entrega premiação do Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda

por Vinícius Andrade e Leilane Coelho — publicado 02/12/2019 14h25, última modificação 03/12/2019 11h25
Câmara entrega premiação do Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na manhã desta segunda-feira, 02, a entrega da premiação da 4ª edição do Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda. O concurso teve como objetivo incentivar a criatividade literária, o hábito de leitura e escrita e promover novos talentos literários. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino (PT) e demais vereadores.

A solenidade de entrega da premiação aconteceu no Plenário da Casa com participação dos estudantes do município de Aracaju regularmente matriculados nas instituições de ensino da Rede Pública Municipal, que preencheram as normas fixadas no edital.

O presidente da Câmara, Nitinho (PSD), demonstrou satisfação diante do resultado e destacou a importância de incentivar a poesia nas escolas e garante a realização de edições futuras. “Este concurso serve para incentivar e dar a oportunidade para aqueles talentos que são escondidos e muitas vezes não são valorizados. Por meio deste eles podem escrever e têm a oportunidade de serem contemplados e premiados”, evidenciou Nitinho.

A vice-governadora, Eliane Aquino (PT), subiu à Tribuna para parabenizar os alunos e professores que participaram do concurso. "É preciso que as escolas entendam a importância de eventos como esse. Parabenizo aqui os três vencedores e a todos os alunos que tiveram o compromisso e dedicação em escrever. Quero saudar também aos professores que são os principais responsáveis e levar o conhecimento para estas crianças, essa nova geração tem muito a ensinar para nós adultos que muitas vezes falham com eles", ressaltou a vice-governadora.

O idealizador do concurso, o vereador Vinícius Porto (DEM), relatou que viu através deste concurso uma forma de homenagear o ex-governador Marcelo Déda pelo grande leitor e incentivador da leitura. “Instituí este concurso de poesia diante dos demais colegas parlamentares para homenagear Marcelo Déda que foi um homem que lia muito e através dos livros ele conseguia extrair da teoria à prática”, comentou.

A representante do Serviço Social da Câmara Municipal de Aracaju, Eliane Maria de Jesus, parabenizou a todos os envolvidos e agradeceu aos 194 alunos que enviaram as poesias. “O concurso tem como principal objetivo fazer com que os garotos mostrem o seu talento poético, e através dessa oportunidade nós abrimos as portas para que eles se sintam valorizados”, pontuou a assistente social.

Vencedores

1º colocado –  Rafael Soares Santos, 14 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola EMEF Professor José Conrado de Araujo. O prêmio foi de 01 Notebook.

2º colocado –  Alana Albuquerque Marques Nascimento, 12 anos, discente do 7º A da Escola EMEF Professor José Antônio Da Costa Melo. Prêmio foi de 01 Tablet.

3º colocado –  Crislayne Rosa de Lima Silva, 11 anos, aluna do 5º A da Escola EMEF Anisio Teixeira. Prêmio foi de 01 Tablet.

Também foram entregues certificados de participação aos concorrentes que não foram classificados para a premiação citada.