Byron vai em busca de informações sobre repasses às instituições do terceiro setor

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2022 15h55, última modificação 11/04/2022 15h59

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), visitou, nesta segunda-feira, 11, a Secretaria Municipal da Assistência Social, onde foi recebido pela diretora financeira, Stella Maris Dornelles. O motivo da visita foi a busca por informações relacionadas à destinação de recursos da campanha Destinar às instituições da sociedade civil voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social da capital sergipana.

Desde o ano passado, quando chegou à Câmara Municipal, Byron colocou como umas das prioridades o fortalecimento da parceria entre a gestão municipal e as instituições do terceiro setor. E uma das metas era aumentar a destinação de recursos para as entidades não governamentais por meio de editais de financiamento de projetos. Graças à Campanha Destinar, que o cidadão destina recursos para os fundos municipais dos direitos da criança, adolescente e idoso na declaração do imposto de renda, essa destinação agora é possível.

“Quando cheguei ao parlamento, a Campanha já existia. O que fiz foi cobrar que a Assistência Social, enquanto gestora dos fundos, abrisse esses editais de financiamento já que tinha recurso em caixa. Ano passado, 10 instituições foram contempladas com R$100 mil, cada, para que pudessem executar seus projetos voltados às crianças e adolescentes. Hoje, estivemos para saber como estão ocorrendo os repasses e buscar entender como a secretaria vem se planejando para a abertura de novos editais”, explicou Byron.

Transparência

Na ocasião, o parlamentar solicitou que fossem realizadas ações publicitárias que apresentassem à comunidade como esses recursos vêm sendo utilizados. “Essa é uma forma de dizer: o dinheiro que você destina tem ajudado a matar a fome, garantido educação, saúde, assistência social e segurança a essas crianças, adolescentes e idosos. Você tem feito parte deste serviço. As pessoas querem saber para onde está indo esse dinheiro. E o poder público, por obrigação, tem que divulgar amplamente. É uma maneira de estimular até mesmo as novas destinações”, destacou o sargento.

Curso de Capacitação

Cobrado desde o ano passado, o vereador reforçou a necessidade de cursos de formação que capacitem as instituições para que concorram aos recursos. “Muitas organizações não têm pessoal capacitado. Que esse recurso seja utilizado para cursos de orientação, capacitação, para que as instituições participem com igualdade e sejam beneficiadas”, pontuou Byron.