Bittencourt destaca que 1500 famílias já recebem auxílio-moradia da PMA

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/05/2017 12h35, última modificação 23/11/2017 12h11
Bittencourt destaca que 1500 famílias já recebem auxílio-moradia da PMA

Gilton Rosas

Desde a manhã da segunda-feira, 15, manifestantes estão no espaço administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), para reivindicar o pagamento de auxílio-moradia. São famílias que ocupam o Condomínio Vida Nova, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na Plenária da CMA, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), explicou que a Gestão Municipal já estabeleceu o diálogo com os ocupantes, que insistem em permanecer no local.

O condomínio tem capacidade para aproximadamente 400 famílias e, atualmente, 250 são residentes. Por determinação da Justiça Federal, a PMA fez uma pesquisa social e analisou os critérios técnicos de renda. Para ter direito ao auxílio-moradia, é preciso que as famílias tenham renda não superior a 154 reais. “Já aconteceu uma reunião dos líderes desse movimento com a secretária de Ação Social, Eliane Aquino, e técnicos da Prefeitura. A partir do regulamento dos critérios estabelecidos pela Legislação, dessas 250 famílias que residem neste condomínio, apenas 80 atendem aos critérios e têm direito ao aluguel social, e 170 famílias aguardam o restante da entrega do empreedimento e os trâmites da Caixa Econômica Federal. Atualmente, 1500 famílias recebem o auxílio-moradia da PMA”, explicou.

Ainda de acordo com Bittencourt, “a PMA fez o levantamento com dia e hora marcados, previamente informado aos moradores. A Administração Municipal respeita a legitimidade do movimento, porém, algumas famílias que estão na ocupação já recebem aluguel social. Muitos estão no movimento pedindo algo que já têm”.

O líder do prefeito na CMA destacou, também, que o prefeito Edvaldo Nogueira vem cumprindo todas as responsabilidades do Executivo, não medindo esforços mesmo diante de todas as dificuldades financeiras. “Apesar da dificuldade financeira e diante do descuidado em que a Gestão recebeu a Prefeitura, todos os esforços estão sendo feitos. Cerca de 53% do orçamento da Secretaria de Assistência Social é completamente destinado aos aluguéis sociais. Respeitamos os movimentos sociais mas é preciso compreender que a situação da PMA, atualmente, requer muito cuidado para que não sejam inviabilizadas outras importantes ações para o desenvolvimento da cidade de Aracaju”, pontuou Bittencourt.