Biografia: "Uma carreira política construída pelas mãos dos amigos"

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/12/2022 11h05, última modificação 27/12/2022 17h18
Biografia: "Uma carreira política construída pelas mãos dos amigos"

Foto: Gilton Rosas

Nitinho Vitale, 56 anos, vereador de Aracaju, casado com Carla Maria Franco Lameira Vitale, pai de Letícia e Leonardo.

Nascido em Aracaju, no dia 31 de maio de 1966, Nitinho é filho de José Alves de Jesus, conhecido como Sargento Jesus, e Benedita Vitale. O pai faleceu em 1988 e a mãe em 1998.

Nitinho, - atualmente filiado ao Partido Social Democrata - PSD, sob a presidência do governador eleito Fábio Mitidieri - , estreou na política filiado ao antigo Partido da Frente Liberal – PFL, sob a liderança do ex-governador de Sergipe e ex-ministro do Interior, engenheiro João Alves Filho.

Em 2022, ele exerce o sexto mandato de vereador e finaliza o terceiro biênio no exercício da presidência da Câmara Municipal de Aracaju.

Nitinho cresceu no conjunto Castelo Branco, na capital sergipana, tendo uma infância tranquila e feliz, ao gozar de plena liberdade para brincar nas ruas e correr nos campos de várzeas.

Carismático desde a infância, ainda aos 6 anos, Nitinho conquistou o carinho dos mais idosos, ajudando-os com pequenos favores, como pagamentos em casas lotéricas e compras em mercearias do bairro.

Inquieto na busca de autonomia financeira, aos 11 anos, já morando na Rua Simão Dias, no centro da cidade, passou a ganhar pequenos trocados com serviços , como fazendo transporte nos supermercados da vizinhança.

Já nesta época, uma das rotinas de Nitinho era pernoitar nas calçadas do antigo INPS, atual INSS, para marcar o lugar na fila de usuários que buscavam atendimento, consultas e exames de saúde.

Dessa forma simples, embora sacrificante, Nitinho encontrou um meio de ajudar a família e ter o próprio dinheiro. Mas foi no início da vida adulta, guardando carros em frente a escolas e em uma faculdade particular que fez ainda mais amigos, que no futuro mudariam sua vida com um projeto que nunca lhe havia passado pela cabeça: a carreira política.

Amigueiro e prestativo, acreditou no sonho coletivo e conseguiu converter seus antigos contratantes em amigos, que o acompanham, admiram-no e o elegem até os dias atuais.

Como ele mesmo define, a carreira política nasceu “Pelas mãos dos Amigos”.

Alegre e festeiro, também se tornou o maior vendedor de fantasias de acesso a blocos carnavalescos da maior prévia do país, o Pré-Caju. Anualmente, no percurso da festa, montava um quiosque de lanches e bebidas, que se tornou parada obrigatória para os jovens foliões.

Na labuta intensa desde muito cedo, Nitinho se tornou uma das figuras mais populares de Aracaju.

Se a política não estava na cabeça dele, o curso de sua vida o levou a ela. Foi o incentivo dos amigos que fez amadurecer a ideia de que poderia ajudar muita gente com um cargo eletivo.

Sua primeira incursão teve fim dentro de casa. Em 1988 ao consultar o pai sobre entrar para a política, ouviu um não que o fez desistir do intuito. O futuro colocaria a política de novo em sua vida.

Em 1992, tentou sua primeira eleição. Mesmo sendo um nome novo na política, já obteve 812 votos. Mas não foi o bastante para elegê-lo.

Nitinho não se abateu e, na eleição seguinte, em 1996, se tornaria pela primeira vez vereador pela capital sergipana. Em 2000 foi mais uma vez candidato, mas perdeu a eleição. Isso não o abateu e, no dia seguinte, já estava na Câmara de Vereadores, desta vez, como vendedor de revistas e jornais.

Com o apoio permanente dos amigos e sem a ajuda de nenhuma grande liderança política, em 2004, Nitinho conquistou a sua segunda vitória para a CMA.

Ele voltou à Casa Legislativa ainda mais forte, com mais de 3 mil votos. Desde então, nunca mais perdeu nenhuma eleição e foi alçado, em 2017, ao cargo máximo da Câmara Municipal de Aracaju, a presidência.

Em 31 de dezembro de 2022, Nitinho finaliza o terceiro biênio como presidente do Legislativo Municipal.