Audiência Pública discutirá inclusão da Jabotiana no Parque Natural do Poxim

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2017 13h05, última modificação 23/11/2017 16h25
Audiência Pública discutirá inclusão da Jabotiana no Parque Natural do Poxim

Marco Vieira

Na próxima quinta-feira, 25, às 14 horas, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por requerimento do Vereador Iran Barbosa (PT), estará discutindo, em Audiência Pública, a inclusão do Bairro Jabotiana na área de abrangência do Parque Natural Municipal do Poxim. O parque, que é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foi inserido e validado, recentemente, no cadastro nacional de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com isso, passou a ser considerado oficialmente uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral.

Iran participou, no último dia 28 de abril, de uma reunião com o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, na Associação dos Moradores do Conjunto Santa Lúcia, na Jabotiana, e moradores da localidade colocaram a necessidade de inclusão do bairro na área do Parque Naturam como forma de proteção. “O pleito dos moradores é justo e perfeitamente compreensível, pois o bairro está numa área que preocupa em virtude da desenfreada expansão imobiliária e da ocupação desordenada. Isso traz repercussão direta naquela área ambiental e no aquífero do Rio Poxim. Entretanto, estranhamente, o bairro não foi incluído na região abrangida pelo Parque Natural Municipal do Poxim. E é isso que queremos debater nessa Audiência Pública”, explica o parlamentar.

De acordo com Iran, foram convidados a debater a questão Augusto César de Mendonça Viana, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Aracaju (Sema), Antônio Wanderley de Melo Correia, representante do Movimento Ambientalista Joabotiana Viva, e Anna Paula Gonzaga dos Santos, Acadêmica em Arquitetura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Esperamos que dessa audiência possa sair encaminhamentos para que o pleito dos moradores da Jaboatiana venha a ser atendido, assegurando, assim, que os moradores, tendo a localidade fazendo parte de forma institucional do Parque, ajudem ainda mais na sua preservação. Estou abraçando essa luta junto com a comunidade da Jabotiana”, disse Iran.