"As ações que darão fim aos alagamentos no Largo da Aparecida estão sendo encaminhadas", afirma Bittencourt

por David Rodrigues- Assessoria de Imprensa — publicado 26/05/2023 15h27, última modificação 26/05/2023 15h27

Foto: Gilton Andrade

O vereador Professor Bittencourt (PDT) fez uso da Tribuna na última quinta-feira, 25, para destacar as ações desenvolvidas pela prefeitura de Aracaju no monitoramento da cidade, em especial, no atendimento às vítimas das chuvas na capital. O Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, foi a região mais afetada pelo grande volume de chuva e pela cheia do rio Poxim.

“Em 18 pontos da cidade de Aracaju existem equipamentos que fazem a medida do índice pluviométrico da cidade. O que dá para a Prefeitura e para a Secretaria de Defesa Social, indicativos das chuvas que cairão, os locais mais suscetíveis a possibilidade de alagamento e que possibilita que a defesa social tenha uma ação mais preventiva, ou se antecipe, diante das possibilidades de dificuldade na nossa cidade. Nessas áreas mais delicadas, as pessoas recebem um sms informando da possibilidade de chuva, bem como existe um comitê especial de crise, que inclusive, eu já participei quando fui secretário da assistência social”, destacou.

Durante o discurso, o parlamentar também relembrou o período das fortes chuvas no ano de 2019, quando ele era secretário da Assistência Social e acompanhou de perto a realidade das famílias.

“Me lembro muito bem naquele ano de 2019, eu estava na assistência social e foi um momento que teve uma chuva muito intensa, muito próximo dos índices que caíram esses dias na cidade de Aracaju. Alagou a Jabotiana. No Largo da Aparecida, alguns locais estavam além da linha da cintura com água. Me lembro que próximo da unidade de saúde tinha um orelhão, que estava quase que coberto. E esse conjunto de medidas protetivas que a prefeitura tem adotado, ao longo do tempo, minimizam as consequências dessa chuva, porque o índice pluviométrico foi semelhante”, relatou o vereador.

O parlamentar também ressaltou que as ações que darão fim aos alagamentos na região do Largo da Aparecida estão sendo encaminhadas. "As ações já estão sendo encaminhadas. Nós aprovamos um empréstimo no banco dos BRICS. Esse empréstimo já foi aprovado pelos BRICS e precisa, agora, passar pelo tesouro nacional e tem que ser aprovado pelo Senado Federal, para daí, os projetos que já estão construídos, sejam finalmente licitados para que se transformem em obras beneficiando aquela realidade. A solução definitiva para aquilo ali, se dará a partir da intervenção no rio Poxim. O rio Poxim tem áreas que estão bastante assoreadas, onde por exemplo era para ter um metro de profundidade, tem quarenta centímetros. Essa chuva, que desce na cabeceira do rio Poxim acaba acometendo, em especial, essa área do Largo da Aparecida”, pontuou.

No decorrer desta semana, o parlamentar fez algumas visitas no Largo da Aparecida para acompanhar o trabalho das equipes da prefeitura de Aracaju e destacou o cuidado com as famílias afetadas pela chuva.

“Estive no Largo da Aparecida esta semana, passei na quarta-feira por lá e vi que a situação está estabilizada. Cinquenta e três pessoas foram deslocadas das suas casas, preventivamente, e já estão em pousadas, garantindo as três refeições, com a dignidade que merecem ser tratadas. Os seus móveis foram retirados das suas casas pela equipe da Emsurb, colocados em um galpão com muita segurança, para preservar a integridade do patrimônio. Portanto, a prefeitura tem realizado ações preventivas, se não tivesse realizado, o impacto seria semelhante ao de 2019”.

Por fim, o vereador parabenizou a prefeitura de Aracaju e todos os órgãos da administração responsáveis pelo monitoramento da cidade.

“Quero destacar e parabenizar, em especial, o prefeito Edvaldo Nogueira, pela efetividade nas ações da prefeitura e no atendimento à população neste período de chuva. O Tenente Coronel Silvio Prado, que cuida da Secretaria de Defesa Social, o pessoal da secretaria fez o acompanhamento 24h. Somada a equipe do Silvio, tem o pessoal da guarda municipal que está, em especial, no Largo da Aparecida. Parabenizar o Bruno da Emsurb, as equipes do órgão também estavam 24h no ar fazendo o monitoramento e limpeza da cidade. Também quero parabenizar o trabalho da Assistência Social, em especial, da secretária Simone Passos, que tem uma capacidade técnica muito grande. Parabenizar também o Ferrari, da Emurb, pelas ações que, um pouco mais adiante, haverão de colocar fim nesse problema”, finalizou.