Ângela Melo realiza audiência Pública sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

por Kátia Azevedo- Assessoria de Imprensa — publicado 16/05/2023 11h29, última modificação 16/05/2023 11h29

Foto: Gilton Rosas

Na Luta do 18 de Maio: Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse é o tema da audiência pública que será realizada pela vereadora professora Ângela Melo (PT) na próxima sexta-feira, 19, às  9h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

A audiência terá como debatedoras a Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOPIA), Dra. Talita Cunegundes Fernandes da Silva, a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nathalia Dalto, a Coordenadora do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI), Lourivania Oliveira Melo Prado e a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo.

A atividade integra a programação especial alusiva ao 23º ano de mobilização do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, trazendo como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, caso que motivou a criação da lei.

A mobilização é parte da campanha Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes, que tem como um dos espaços de articulação o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“O legislativo tem um papel fundamental para garantir o principio de prioridade absoluta estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente diante dos últimos anos com o acelerado processo de desmonte dos equipamentos sociais de proteção à infância e o avanço de casos de violência sexual. Com essa audiência pública temos o objetivo de cobrar as ações necessárias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, mobilizar a sociedade para a prevenção e participação nessa luta e pautar a discussão para o fortalecimento da rede de proteção integral”, destaca a vereadora.