Ângela Melo realiza ato contra demolição de escola

por Katia Azevedo, da Assessoria de Comunicação da Parlamentar — publicado 20/04/2023 15h45, última modificação 24/04/2023 08h03
Ângela Melo realiza ato contra demolição de escola

Foto: Assessoria de Comunicação

Nesta manhã, a vereadora professora Ângela Melo (PT) realizou um ato público contra a demolição da Escola Municipal de Educação Infantil Áurea Melo Zamor,  no bairro São Conrado.

A manifestação intitulada Zamor Viva: Por uma Escola Com Afeto e Sem Violência, reuniu pais, crianças e professores na porta da escola com cartazes e apresentação cultural.

Ângela falou sobre a importância de atos coletivos e envolvimento social para chamar a atenção da população dos problemas que atravessam a escola a exemplo da ameaça de demolição da Áurea Melo Zamor por parte da Prefeitura de Aracaju.

Este é um ato de resistência, de afeto e em defesa da preservação das nossas escolas. É muito bom saber que a comunidade está mobilizada para apoiar a escola ameaçada de demolição pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Atos como estes são uma forma de demonstrar solidariedade e mostrar às autoridades locais que a escola é valorizada e apreciada pela população”, ressaltou.

Ângela afirmou que “a demolição de escolas tem impacto negativo significativo na educação das crianças e na comunidade em geral. Portanto, é importante que as autoridades locais considerem cuidadosamente as implicações dessa decisão e busquem alternativas que permitam a continuidade das atividades escolares”, ressaltou.

Sobre  a ameaça da demolição da escola por parte da prefeitura, a professora Sandra Beijú disse que não há laudo condenando a estrutura física do prédio e, portanto, não existe necessidade de derrubar as instalações.  “A demolição vai provocar grande impacto negativo na vida das crianças, além de gerar problema ambiental a exemplo da produção de entulhos para descarte na natureza, poeira e outros problemas sem necessidade”, exemplificou.

Ainda sobre os impactos socioambientais Sandra Bejú cita a perda das árvores plantadas e cuidadas pelas crianças que passaram pela escola com o Projeto Coração da Natureza.

Um dos filhos da moradora Jaciane Lima  participou do projeto. Ela leu da Carta de Uma Escola para o Prefeito de Aracaju escrita pela professora Sandra Beijú e endereçada ao prefeito Edvaldo Nogueira apontando a importância afetiva e socioambiental do espaço para as crianças e para todas as pessoas que trabalham na unidade de ensino. “Nesta escola, um dos meus filhos participou do plantio de árvores através de um projeto ambiental. Esta escola sempre fez parte da vida deles e agora fomos surpreendidos com a informação que a escola será derrubada. É uma perda muito grande para a nossa comunidade”, observa.

Sandra Beijú destacou que “a escola tem no seu planejamento pedagógico a educação ambiental e a área verde existente é o Laboratório de todas as Vivências realizadas com as crianças”, frisa. “Além disso, a obra vai demorar muito mais tempo para ficar pronta e nós e as crianças sofrendo em um prédio improvisado para funcionamento da escola”, pontua.

A professora também afirmou que há alternativas como tecnologias modernas disponíveis para reforma e ampliação de escolas, aproveitando edificações existentes.

Ainda de acordo com Sandra, a comunidade escolar, o Conselho Escolar, as famílias, não foram ouvidos e nem convidados para dialogar sobre o "novo Projeto Arquitetônico" para a escola. “Queremos uma escola sustentável e com área verde e menos cimento nas áreas externa. As crianças precisam conviver na e com a natureza. Nossas crianças do Bairro São Conrado só têm essa convivência na escola. Por isso dissemos que reforma e Ampliação sim! Demolição não!", salienta.