Anderson de Tuca: "Ter câncer em Sergipe é a mesma coisa que receber pena de morte"

por Por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2017 12h20, última modificação 17/11/2017 12h08

Foto: Gilton Rosas

Ao destacar a situação caótica da Saúde Pública vivenciada pelo município, em pronunciamento, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), também abordou os transtornos causados aos pacientes com câncer, em decorrência dos constantes problemas eletrônicos da máquina de radioterapia do Hospital Cirurgia, em Aracaju.

“Quase toda semana é veiculado na imprensa que o tratamento dos pacientes vai precisar ser interrompido por conta de problemas nessa máquina. Enquanto acontecem essas pausas, a doença está agindo. O câncer é uma doença devastadora e silenciosa. Será que todos que aguardam ansiosos, o retorno do tratamento, estarão com vida até o conserto do equipamento?”, questionou o vereador.

Segundo Anderson, o aparelho é fundamental para evolução do tratamento. “Essas pausas frequentes interferem na chance de cura. Ainda assim, medidas efetivas não são tomadas pelos órgãos responsáveis para amenizar o sofrimento dessas pessoas. É preciso investir em máquinas mais modernas, com manutenção rápida e acessível. Esse descaso é antigo, mas a angústia dos pacientes que lutam pela vida é diária”, argumentou.