Anderson de Tuca apresenta projeto de lei em incetivo ao doador de sangue

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2019 11h22, última modificação 08/05/2019 11h22
Anderson de Tuca apresenta projeto de lei em incetivo ao doador de sangue

Foto: Gilton Rosas

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), apresentou o Projeto de Lei 311/2018 para incentivar a doação de sangue, através do beneficio de meia entrada em estabelecimentos esportivos e culturais em Aracaju, na tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta terça (07). O parlamentar aproveitou o Pequeno Expediente da Sessão para divulgar a ação da Corrente dos Amigos de Anderson de Tuca, que irá acontecer no dia 10 de maio, a partir das 8 horas no Hemose, com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue.

A ideia da Corrente dos Amigos de Anderson de Tuca surgiu após um amigo do parlamentar necessitar de uma doação de sangue como explica Anderson. “Eu tive um amigo que tinha 17, Ian, que tinha leucemia e sempre precisava de doação. Confesso que como muitas pessoas, eu tinha receio, medo de achar que doí, que machuca, que vai demorar, mas pelo meu amigo criei coragem e juntei todos meus amigos e fui doar, desde aquele momento a gente da continuidade ao trabalho de fazer essa doação de sangue”, conta.

Anderson de Tuca destaca que é preciso seguir alguns pré requisitos para doar como por exemplo, ter entre 16 a 19 anos, pesar acima de 50 kg, estar bem de saúde. “Não doí, você faz o exame de sangue no momento, você tem uma alimentação logo após, então é importante para ajudar, com uma doação você pode salvar até três pessoas”, destaca.

 Além da campanha realizada pelo parlamentar a cada seis meses, período de descanso entre uma doação e outra, o vereador criou o projeto de lei 311/2018 com o objetivo de estimular a doação de sangue.

 Inclusive estamos colocando um projeto de lei para incentivar ainda mais a doação de sangue. Para quem não sabe quem faz a doação periódica três vezes ao ano tem o direito de não pagar concurso público federal, nem estadual, no projeto de lei solicitamos a meia entrada em estabelecimentos esportivos e culturais dentro do nosso município para incentivar”.

Corrente dos Amigos de Anderson de Tuca

Nesta sexta-feira, 10, o parlamentar Anderson de Tuca irá realizar sua doação ao Hemose a partir das 8 horas da manhã junto aos seus parceiros e convida a população para se juntar a corrente. “Você não sabe o dia que você vai precisar, se você não poder ir na sexta vá outro dia, mas não deixe de fazer esse gesto de amor a quem você nem conhece”, destaca.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE:

- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 a 69 anos de idade;
- Pesar acima de 50kg;
- Apresentar documento oficial original com foto (carteira de identidade, de trabalho ou de motorista);
- Menor de idade, deve apresentar o Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento pode ser retirado no site: www.hemose.se.gov.br (autorização menor de idade);
- Comparecer ao serviço BEM ALIMENTADO.

PREPARAÇÃO PARA O DIA DA DOAÇÃO: 

-Dormir bem, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes a doação;
- Evitar cigarro duas horas antes da doação.
Impedimentos Temporários, que o cidadão deve aguardar para poder doar:*

- Febre;
- Gripe ou resfriado;
- Parto normal não pode doar por 90 dias;
- Parto cesariana não pode doar por 180 dias;
- Uso de medicação controlada.

Impedimentos Definitivos - NÃO pode doar:

- O indivíduo que teve hepatite após 10 anos de idade;
- Quem teve Malária;
- Doenças transmissíveis pelo sangue (Aids, doença de chagas, .…)