Américo reafirma necessidade de priorizar recursos em prol da população em estado de vulnerabilidade

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2018 09h48, última modificação 10/01/2018 09h48

Foto: Gilton Rosas

Buscando o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, o vereador Américo de Deus da Rede Sustentabilidade, indicou através de Emenda modificativa ao Projeto de Lei 264/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Aracaju para o período de 2018 a 2021, a retirada de R$ 10.000.000 (dez milhões de reais) da pasta destinada ao apoio na realização de eventos de interesse do município, para que fosse redirecionado ao serviço de proteção básica em domicílio em prol de pessoas em estado de vulnerabilidade social e que possuem dificuldade de locomoção, como os idosos e pessoas com deficiência.

Já durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias que tem como objetivo orientar o Poder Executivo, em relação aos gastos referentes ao exercício de 2018. O vereador também apresentou emenda modificativa ao Projeto de Lei 350/2017, a qual retiraria da Secretaria Municipal de Comunicação R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) e disponibilizaria para a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, para o programa de proteção Social Básica do SUAS, objetivando trazer mais saúde, atenção e dignidade para a parcela da população que costumeiramente é desassistida pelo poder público.

Segundo o vereador as emendas traduziam sua preocupação com a melhor redistribuição dos recursos e maior eficiência na gestão, “É uma pena que as emendas apresentadas não tenham sido aprovadas, porque estes cidadãos necessitam da presença frequente e maciça do poder público em ações assistenciais e de apoio. Elas visavam reforçar os parcos valores destinados à matéria nos projetos de lei apresentados. O nosso propósito era de implantar o serviço de proteção social básica em domicílio, melhorando a vida da população que mais carece da atenção do município”, comentou Américo.