Américo prestigia posse da presidência da União dos Conselhos Municipais de Educação

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2018 12h10, última modificação 15/01/2018 17h18

Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) participou na manhã da última sexta-feira,12, da solenidade de transmissão de cargo da Presidência Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) para o biênio 2017-2019, no Auditório José Tomaz Vasconcelos no Sebrae.

Os Conselhos Municipais de Educação estão presentes em 85% das cidades brasileiras. Com funções diversificadas, eles ajudam a estabelecer maior controle da gestão municipal de ensino e, se bem conduzidos, tornam-se um importante Pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas a educação.

Segundo o novo presidente da UNCME professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, existem mais de três mil conselhos filiados. "Estamos convictos de que iremos alcançar resultados positivos em nível de formação de conselheiros, do diálogo com a sociedade civil, com os sindicatos e com os presidentes de conselhos em todo território nacional. Além disso, é um orgulho muito grande para o estado de Sergipe, pois, é a primeira vez que um sergipano assume este cargo e a expectativa é de honrar a confiança depositada”, afirmou o professor Manoel.

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. "Eu vejo uma grande oportunidade que está surgindo para uma pessoa que conhece todas as demandas e deficiências da educação. Humberto é um colega baneseano aposentado que tem muito a contribuir, pois possui visão sistêmica, este é um momento para inserir uma pessoa conhecedora da realidade e que pode agregar valor na educação do nosso país", comentou o vereador Américo.