Américo lamenta anúncio de corte de repasse à universidades federais

por Viviane Cavalcante — publicado 15/05/2019 11h08, última modificação 15/05/2019 11h08
Américo lamenta anúncio de corte de repasse à universidades federais

Foto: Gilton Rosas

O discurso do vereador Américo de Deus (Rede) na Sessão desta quarta-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi para fazer uma reflexão acerca de uma decisão do Ministério da Educação (MEC) em cortar em 30% os recursos destinados a universidades federais de todo o país. Para o parlamentar, essa medida requer um certo cuidado pois, vai trazer prejuízos principalmente para a parcela mais carente da população.

“Essa é uma notícia que está deixando alunos e professores apreensivos sem saber como as instituições de ensino irão ficar. Já que, esse corte de 30% irá refletir diretamente com gastos como água, energia, internet, por exemplo, causando assim dificuldades financeiras par as universidades”, ressaltou.

Américo de Deus citou o exemplo da insatisfação dos estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) que realizaram uma manifestação na última segunda-feira, 13, em forma de protesto pelo corte de 30% no orçamento anunciado pelo MEC. “A justificativa do governo federal para o corte é investir na educação base. Mas, não é cortando esses recursos que vai resolver a situação”, opinou.

Por fim, o parlamentar solicitou que o Ministério da Educação reveja essa medida que irá prejudicar, em sua opinião, diversos alunos que muitas vezes não tem condições de pagar uma universidade particular e tem a universidade pública como única forma de ter uma graduação.