Américo de Deus fala sobre situação dos alagamentos em Aracaju e realização do Forró Caju

por Fernanda Sales — publicado 24/05/2017 12h10, última modificação 23/11/2017 16h44

Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 24, o vereador Américo de Deus (REDE), utilizou o Grande Expediente durante a 38ª Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para destacar o caos instalado em Aracaju após as chuvas nos últimos dias. Durante o seu pronunciamento, o parlamentar também destacou a sua força de vontade para viabilizar a realização do Forró Caju com artistas locais.

De acordo com Américo, quase todos os vereadores relataram sobre as chuvas e destacaram a importância da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realizar a limpeza dos canais. “A PMA precisa realizar um Planejamento Estratégico em Aracaju. Destaco que esse problema é recorrente de diversas gestões, não apenas da gestão de Edvaldo. É preciso se preocupar com essa questão, porque quem mais sofre com isso é a população da periferia. Sorte que a maré não estava cheia no período do dia, pois senão o caos seria maior”, afirmou o parlamentar.

O vereador ressaltou que foram diversos bairros alagados, casas inundadas e a população sofrendo com a chuva. “É uma falta de responsabilidade da PMA, que precisa trabalhar a serviço do povo. Clamo ao poder executivo que limpe os canais da cidade que será um paliativo para amenizar o sofrimento dos aracajuanos”, frisou.

Em aparte, o vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), destacou a situação do bairro Santa Maria nos períodos de chuva. “O prefeito precisa fazer um muro de contenção no Morro do Santa Maria para diminuir a lama que transborda nas ruas do bairro por conta das chuvas”. Para a vereadora Emília Corrêa (PEN), a questão dos problemas por conta das chuvas já é antiga. “Desde 2013 que esse problema se repete todos os anos. Nenhum gestor priorizou esse assunto e todo ano, no período de chuvas, os alagamentos se repetem”, disse.

A vereadora Kitty Lima (REDE), afirmou que solicitou do Poder Executivo o Plano Diretor, que precisa ser revisado pela PMA para melhorar a mobilidade urbana e também amenizar essa situação de alagamentos nos bairros da cidade.

Forró Caju

Durante seu discurso, o vereador Américo também destacou que esteve com o presidente da Funcaju, Silvio Santos, para cobrar a realização do Forró Caju com artistas sergipanos. “Precisamos valorizar os artistas locais, pois assim dá para realizar esse evento com poucos recursos. Nosso produto de exportação é o Forró e aqui nós temos mais de 100 forrozeiros, e eles são bons, muitos já são conhecidos a nível nacional. Também destaco que não é preciso gastar tanto com uma grande estrutura e não há necessidade de camarote”, acrescentou.

Carlito Alves (PPS), parabenizou Américo de Deus por sua defesa para realização do Forró Caju. “Se a gente não realizar essa festa, outros municípios farão e esse evento traz muitos recursos para a cidade por conta do turismo. É necessário respeitar as tradições locais e permanecer essa festa”. Para Lucas Aribé (PSB), o prefeito precisa trabalhar fazendo um planejamento com relação aos alagamentos e também defendeu que a festa tradicional junina não pode acabar.

Em aparte, o vereador Palhaço Soneca (PPS), parabenizou a dedicação de Américo para solicitar a viabilização do Forró Caju com artistas locais e reforçou também a sua indignação com a situação de Aracaju após as chuvas. “É dessa forma que se faz política, vamos nos abraçar e lutar pelo povo, pois, quem sofre é o povo humilde e quando a lama vem, ela vai destruindo tudo”, finalizou.