Américo de Deus fala sobre situação da USF Adel Nunes

por Leilane Coelho — publicado 20/09/2017 10h25, última modificação 20/09/2017 13h42
Américo de Deus fala sobre situação da USF Adel Nunes

Gilton Rosas

Ao utilizar a tribuna durante o Grande Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 20, o vereador Américo de Deus (Rede) falou sobre a situação da Unidade da Saúde da Família Adel Nunes e sobre o número de jovens desempregados em Sergipe.

Segundo o parlamentar, a USF apresenta sérios problemas na estrutura o que acaba acarretando no mau funcionamento da unidade. “As portas estão danificadas, o sistema de marcação de consulta está caindo o que acaba prejudicando a população. Outro problema que vem incomodando a população é a violência na região, em menos de três semanas tiveram três situações de violêncio próximo à Unidade de Saúde, por isso, é preciso que a secretária Waneska Barboza tome uma providência sobre estes assuntos”, disse Américo.

Desemprego – Américo de Deus citou também uma pesquisa divulgada pelo Dieese que afirma que 66,9% dos jovens estão desempregados. “É preciso rever porque este jovens estão desempregados, a pesquisa diz que 41,3% desses jovens têm idade entre 18 e 23 anos e isto é um dado relevante. É bom lembrar que esses dados tem correlação com aumento da violência porque esses jovens que estão desempregados acabam ficando com o tempo ocioso e a criminalidade acaba se aproveitando disso para atrais os jovens para este mundo.

Durante o discurso sobre o aumento da violência somado ao desemprego, o vereador citou que este tipo de cenário é reversível através de oportunidades. “Essa situação pode ser mudada se começarmos a dar oportunidade aos nossos jovens, muitos empregos exigem experiência, mas como eles vão ter experiência se ninguém der oportunidade? É necessários abrirmos a porta para estes jovens para que esta situação se reverta”, pontuou.

Política internacional – O conflito entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos da América também foi abordado pelo vereador. Para ele, este impasse tem prejudicado e causado medo no país todo. “Essas bombas lançadas pela Coréia estão sendo lançadas em mar profundo, mas tem causado medo em todo o mundo”, frisou Américo.

Em aparte, o vereador Elber Batalha (PSB) parabenizou o parlamentar pelo pronunciamento e disse que este é um momento de reflexão. “Quero parabenizar o senhor pelo seu pronunciamento e falar aqui que esta situação serve para que as pessoas possam refletir sobre o voto. Trump demonstrou ter um discurso populista e acabou saindo vitorioso, mas tem agido dessa forma, por isso é de extrema importância que analisemos as consequências dos nossos votos”.

Em outro aparte, os vereadores Kitty Lima (Rede) e Manuel Marcos (PSDB) também parabenizaram o vereador pelo discurso e disseram que este é um momento para reflexão para todos.

Agricultura familiar – A construção de uma escola de agricultura familiar no Bairro Santa Maria também foi lembrada por Américo. “Iremos construir uma escola de agricultura familiar no Santa Maria, tudo com recursos próprios, para que a comunidade aprenda a cultivar seu próprio alimento e em um momento de crise consiga se manter”, afirmou.