Américo de Deus facilita debate sobre a possibilidade de privatização da Deso

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 16/11/2017 08h15, última modificação 16/11/2017 14h55

Na manhã de terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu Tribuna Livre solicitada pelo vereador Américo de Deus (Rede), para discussão da possibilidade de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que teve como palestrante Sílvio Ricardo de Sá, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan).

Em sua explanação, Sílvio Sá mostrou a importância dos recursos hídricos do Estado, abordando as questões relacionadas à geografia de Sergipe. “Nosso Estado é banhado por 220 quilômetros de águas do Rio São Francisco, sendo esse, a principal fonte de água potável. Aracaju tem 95% da cidade abastecida com água tratada. A tarifa mínima da Deso é a menor do Nordeste, cerca de R$ 33, lembrando que as famílias beneficiadas por algum programa social obtêm ainda 50% de desconto no valor da tarifa”, explicou o sindicalista.

Agradecendo a oportunidade desse novo debate na CMA, em que foi facilitado pela iniciativa do vereador Américo de Deus, o presidente do Sindisan finalizou sua explanação, demonstrando para os parlamentares sua preocupação com a possível privatização da Deso. “As pessoas de baixa renda do nosso Estado serão as principais prejudicadas. No Estado do Tocantins, onde houve privatização, o valor da conta se tornou três vezes maior, portanto faço um alerta: a tarifa de cerca de R$16, paga pelas pessoas de baixa renda será extinta. Então vamos lutar para que isso não aconteça”, afirmou Sílvio.

Para o vereador Américo de Deus, os parlamentares sergipanos não devem ser a favor da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe. “Não se pode entregar um patrimônio do povo sergipano, não podemos ficar alheios sem ter uma definição concreta da necessidade de defendermos a Deso”, destacou o parlamentar.