Américo de Deus diz que é contra todo e qualquer aumento na tarifa de ônibus

por Abrahão Crispim — publicado 11/12/2018 13h47, última modificação 11/12/2018 13h47
Américo de Deus diz que é contra todo e qualquer aumento na tarifa de ônibus

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) afirmou que é contra todo e qualquer aumento na tarifa de ônibus, por vários motivos.

O parlamentar lembrou que Aracaju segue sendo uma cidade, entre as capitais brasileiras, com um alto valor de cobrança na passagem do transporte coletivo. “Nós temos uma das maiores tarifas do Brasil, sendo a segunda menor capital do país, só perdemos para Florianópolis, Rio Janeiro e São Paulo, que são bem maiores tem um valor similar ou igual o nosso. Isso está errado”, relatou.

Américo também destacou a pouca transparência que se dá à planilha do cálculo tarifário de custos do transporte, que é apresentada pelas empresas para justificar o aumento da tarifa, apontando que ela apresenta fragilidade e incongruência nos dados e não reflete, com precisão, o custo real do transporte coletivo por quilômetro.

“Um grande problema dessa planilha é que ela joga contra a manutenção do próprio sistema de transporte coletivo, porque na medida em que ela aponta para um aumento do preço da tarifa, ela cada vez mais tira pessoas do sistema, principalmente os trabalhadores informais, que vão recorrer a outras alternativas de transporte. E menos passageiro por quilômetro rodado alimenta mais possibilidades de aumento da tarifa, criando um ciclo vicioso”, argumentou.