Américo de Deus comemora suspensão da hibernação da Fafen

por Fernanda Sales — publicado 17/04/2019 12h06, última modificação 17/04/2019 12h06
Américo de Deus comemora suspensão da hibernação da Fafen

Foto: César de Oliveira

Durante o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira, 17, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou e comemorou a decisão da Justiça Federal que suspendeu, por meio de uma ação judicial, a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-SE).

“O juiz federal, Ronivon de Aragão, julgou na tarde da última terça-feira, 16, a ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE) na Justiça Federal de Primeira Instância da 5ª Região, Seção Judiciária Sergipe, que solicita a suspensão da hibernação da Fafen/SE alegando violação de normas ambientais, superveniência de grave risco ao meio ambiente e a saúde pública”, afirmou Américo.

Para o vereador, a Fafen produz muitos produtos que enriquecem o povo sergipano. “Sem a Fafen o estado de Sergipe fica mais pobre, os impostos não serão recolhidos, os trabalhadores ficarão desempregados e perde a importância do nosso produto estratégico para o mercado estrangeiro. Peço que a bancada federal de Sergipe consiga continuar lutando para suspender de uma vez por todas a hibernação da Fafen”.

Em aparte, Fábio Meireles (PPS) destacou que é essencial destacar esse assunto. “O diretor da Adema, Gilvan Dias, vem horando com a sua função, sempre lutando para favorecer o nosso estado com essa suspensão”, enfatizou.

Saúde de Aracaju

Ainda durante seu discurso, o vereador solicitou à secretária Municipal da Saúde, Vaneska Barbosa, para investigação na Unidade de Saúde, Augusto Cesar Leite, no Santa Tereza. “Tem médicos que estão faltando na unidade. É preciso pedir para alguém conversar com a gerente, ela é uma pessoa dedicada, mas tem que verificar o que está acontecendo, para que a população não fique desassistida com a falta de médico”.

Aniversário de Lagarto

Outro tema discuto por Américo foi o aniversário de 139 anos da cidade de Lagarto. “Parabenizo todos os lagartenses pelos 139 anos de existência, em nome da minha amiga vereadora Emília Corrêa”, disse.