Abril Verde: a doença não distingue sua vida profissional da vida pessoal

por Agência Câmara Aracaju — publicado 05/04/2023 08h30, última modificação 05/04/2023 08h30
Campanha conscientiza empregados e empregadores sobre a segurança no ambiente de trabalho
Abril Verde: a doença não distingue sua vida profissional da vida pessoal

Foto: Agência Brasil

O Abril Verde é uma campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essa iniciativa busca conscientizar a população e incentivar a implementação de medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. É neste mês, no dia 28 de abril, que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A engenheira de Saúde e Segurança da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Luana Janaína Andrade, ressaltou a importância da conscientização para evitar acidentes e doenças. "Apesar da Câmara desenvolver, em sua maior parte, atividades administrativas, existem doenças ocupacionais e riscos que podem ocorrer durante a execução dessas funções. A campanha visa o bem estar do trabalhador", disse a engenheira.

Na oportunidade, Luana também informou ações que serão prestadas nesse mês de abril. "Vamos reforçar a questão da saúde mental, porque não adianta o funcionário desenvolver bem a função, se ele não estiver bem mentalmente. A equipe de segurança de trabalho tem como meta expor possíveis doenças ocupacionais e prevenir que elas se instalem no quadro de funcionários da Câmara", finalizou.

Ana Cristina, técnica de Segurança de Trabalho da CMA, convidou os funcionários da Casa para participar das atividades de conscientização. "A campanha mostra o quanto devemos nos preocupar com o nosso bem estar físico e mental. Faço um convite aos funcionários da Casa para participar de uma série de ações nesse mês de abril, no nosso ambiente de trabalho", disse.

Abril Verde

Os acidentes de trabalho são eventos indesejáveis que podem ocorrer no ambiente laboral, e geralmente envolvem lesões físicas ou psicológicas que afetam a saúde e a segurança do trabalhador. Abaixo estão alguns dados relevantes sobre acidentes de trabalho:

1. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem cerca de 2,3 milhões de mortes por ano no mundo devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

2. No Brasil, o Ministério da Economia informou que em 2020 ocorreram mais de 653 mil acidentes de trabalho registrados, dos quais 1.791 resultaram em morte.

3. As atividades econômicas com maior número de acidentes de trabalho no Brasil são a construção civil, a indústria de transformação, o comércio e a administração pública.

4. A faixa etária mais afetada por acidentes de trabalho no Brasil é a de trabalhadores entre 30 e 39 anos.

5. As principais causas de acidentes de trabalho no Brasil são: falha humana, falta de capacitação e treinamento adequados, falta de equipamentos de segurança ou uso inadequado desses equipamentos, e condições inadequadas do ambiente de trabalho.

6. Alguns dos principais tipos de lesões decorrentes de acidentes de trabalho incluem: fraturas, cortes, queimaduras, intoxicações, amputações e doenças ocupacionais como LER/DORT.

7. A prevenção de acidentes de trabalho é fundamental para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.