”Ninguém mora na invasão porque acha bonito, mas porque é a única opção”, desabafa Soneca sobre ordem de despejo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/09/2022 16h03, última modificação 14/09/2022 16h03

Foto: Assessoria Parlamentar

Veio à tona no início desta semana a notícia de uma ordem de despejo para 210 famílias do bairro Japãozinho, zona norte da capital. Segundo o Ministério Público Federal, trata-se de uma invasão com riscos de morte para a própria comunidade. O assunto foi discutido amplamente na Câmara de Vereadores de Aracaju e sensibilizou um ex-morador de invasão que hoje ocupa uma cadeira no legislativo. Soneca (PSD) se solidarizou com os moradores e pediu união dos parlamentares na defesa da comunidade.

“Precisamos fazer algo para impedir a saída do povo. Ninguém mora numa invasão porque acha bonito, mas porque é a única opção”, desabafou o vereador.

A ordem de despejo deixou os moradores desesperados com a situação, "sem chão" e dominados pelo sentimento do medo de perderem as moradias, que foram construídas com muito esforço e sacrifício.

A comunidade por meio da assistente social, Adriana Oliveira, criou uma comissão para tentar revogar a ordem de serviço do Ministério Público Federal e questiona a decisão de “Por que só agora o MPF está dizendo que é área de risco? Todas as casas de alvenaria, rua pavimentada, rede de esgoto. Existem casas praticamente dentro do mangue, mas por que somente as casas dos moradores da rua Eduardo Bonfim serão demolidas?”, indagou.

Além de colocar a assessoria jurídica à disposição como já fez e conseguiu êxito no loteamento Nova Liberdade III, Soneca afirmou que moradia é um direito e um dever do poder público. "Os menos favorecidos não têm vez no Brasil e as grandes construtoras fazem o que quer", ressaltou.