"Há quatro anos proponho emendas para construir um novo cemitério e todas são rejeitadas”, afirma Emília

por Andrea Lima - Assessoria Parlamentar — publicado 27/10/2022 09h35, última modificação 27/10/2022 12h00

Foto: Gilton Rosas

Aproveitando a proximidade do Dia de Finados, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) usou como pauta em seu discurso no Legislativo Municipal um assunto que repercutiu bastante na mídia e trata-se de uma questão de saúde pública: interdição de cemitérios clandestinos e a construção de um novo no município.

O pedido, realizado por meio da 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão do Ministério Público de Sergipe (MPSE), que abrange as áreas do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural, Relevância Pública de Aracaju, é com base no cumprimento de Sentença nº 202211201688, ajuizada para que município interdite cemitérios clandestinos, construa um novo e regularize o licenciamento ambiental do Cemitério São João Batista, além de apresentar alternativas de sepultamento à população da capital enquanto não implantado o novo cemitério.

“Esse é um assunto que venho trazendo para esta Casa há anos, inclusive por meio de emendas. Todas elas, por sinal, foram reprovadas. A situação dos cemitérios públicos em Aracaju é algo precário, caótico. Basta ver o sofrimento do povo , ainda mais no momento da despedida quando presencia tudo aquilo”, declarou Emília.

Para endossar sua fala, a líder da oposição fez questão de mostrar vídeos antigos de fiscalizações realizadas dentro do Cemitério São João Batista. “Isso meche com o sentimento das pessoas. Lá não  há as mínimas condições. Já deu. Não é feito manutenção, muito menos alguma reforma. Esse Cumprimento de sentença, mesmo que de forma tardia, me deixa feliz porque talvez agora o gestor maior possa tenha um olhar mais humano para essa situação lamentável. Aracaju está devendo e muito isso”, concluiu.