“Um sinal de esperança”, diz Sargento Byron após aprovação de matéria para derrubada do Rol Taxativo da ANS

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/08/2022 14h34, última modificação 04/08/2022 14h34

Foto: Agência Câmara

O pronunciamento do vereador Sargento Byron (Republicanos) desta quinta-feira, 4, no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju, foi marcado pela celebração da aprovação da matéria aprovada, ontem, 3, na Câmara Federal, para derrubada do Rol Taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), determinada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O parlamentar Byron comemorou a aprovação do PL, mas lembrou que ainda há um caminho a ser percorrido, já que a votação segue para o Senado Federal e, caso seja aprovada, será encaminhada para a sanção do presidente da República. “Já é motivo para ser comemorado. A voz do movimento que se formou contra o Rol Taxativo foi ouvida. Os parlamentares foram sensíveis e entenderam que essa modalidade não tem condições nenhuma de ser aplicada. Estamos falando de uma situação que poderia deixar milhões de brasileiros desamparados, sem assistência médica, porque, de fato, o Sistema Único de Saúde (SUS) não iria suportar a migração dos usuários da saúde suplementar para para os hospitais, postos de saúde, clínicas públicas”, explicou.

Byron destacou que o movimento precisa continuar lutando. “Não podemos parar. Precisamos pressionar o Senado. Essa matéria precisa ser aprovada no Senado também. E depois ser sancionada pelo presidente. Todos estão de parabéns, mas não podemos esquecer que ainda há uma caminhada a ser percorrida. A aprovação dessa matéria é uma resposta à população que tanto precisa de uma saúde de qualidade. Uma resposta às pessoas com deficiência, às pessoas com autismo, às pessoas com doenças raras, que estavam clamando por uma solução”, disse o vereador.

Candidata à vice-presidência com deficiência

Na ocasião, o vereador aproveitou para falar sobre a importância da participação das pessoas com deficiência nas eleições deste ano. Byron parabenizou a escolha de Simone Tebet (MDB), que definiu Mara Gabrilli (PSDB) para compor sua chapa da disputa à presidência como vice. “Nas últimas eleições apenas 1% dos candidatos eram pessoas com deficiência. Este ano, tivemos a notícia de que temos uma candidata à vice-presidência. Quero, inclusive, aproveitar para parabenizar a chama, que é composta por mulheres e uma delas é uma mulher com deficiência, extremamente competente, qualificada para assumir o posto, indo contra as ideias capacitistas”, pontuou.