“Avaliação diagnóstica e reforço escolar nas férias são ações imprescindíveis da Semed”, disse Joaquim

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/08/2022 14h47, última modificação 04/08/2022 14h47

Foto: Agência Câmara

Como gestor e educador, o vereador por Aracaju Joaquim da Janelinha (PROS) enfatizou que, com base a avaliação diagnóstica, e, como sequência, o reforço escolar nas férias, ações realizadas através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), ele se sente feliz em saber dos benefícios e, acima de tudo, da preocupação, que a rede municipal oferece.

“Devido a pandemia, muitos alunos da rede municipal sofreram, mesmo com todas as adaptações necessárias para manter-se as aulas on-line, e, por falta de meios para esse acompanhamento, agora estamos ‘correndo atrás do prejuízo’, portanto, em nome do secretário Ricardo Abreu, parabenizo a todos, por estarem desenvolvendo programas e atividades para recuperar essas questões”, descreveu Joaquim.

Segundo dados da Semed, entre os dias 25 e 26 de julho, foram aplicadas avaliação diagnóstica de percurso, sendo que essas provas foram realizadas por estudantes do 2° ao 9° do Ensino Fundamental. No total, foram avaliados, aproximadamente, 18 mil alunos, de 684 turmas, nos componentes Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo da avaliação diagnóstica é fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.

Ainda segundo levantamento da secretaria, já no período de férias, foram contemplados 2.124 alunos, de turmas do 2° ao 6° ano para o reforço escolar, com objetivo de recompor a aprendizagem desses alunos. A seleção aconteceu a partir da prova de fluência leitora, realizada entre os dias 11 e 15 de julho, e estão no nível de não leitor ou de leitor apenas de sílabas.

“É importante frisar que a rede municipal de ensino está prestes a inaugurar três unidades, a primeira delas, a creche no conjunto Augusto Franco, com previsão para o segundo semestre deste ano; já as unidades do 17 de Março e Santa Maria, serão no próximo ano”, explicou Joaquim após conversa com o secretário Ricardo.