“Sergipe pode ser o 1° estado em mortalidade infantil” alerta Eduardo Lima

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/10/2023 13h40, última modificação 25/10/2023 13h40
MP/SE já notificou Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o problema
“Sergipe pode ser o 1° estado em mortalidade infantil” alerta Eduardo Lima

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) externou preocupação com o alto índice de crianças mortas em Sergipe, ao fazer uso do Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Segundo uma pesquisa apresentada pelo Ministério da Saúde (MS), em 2021, em estudo feito em 2019, Sergipe estava na quarta posição no Brasil e primeiro no Nordeste em mortalidade infantil, com a média de 17,7. A média no Brasil era de 13,3 à época.

“O Sindicato dos Médicos de Sergipe está alertando que Sergipe pode figurar, nos próximos meses, como o estado em que crianças mais morrem, através de falta de políticas públicas, pré-natal e cuidados no ventre materno”, observou.

Na última segunda-feira, dia 23, o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), por meio do Promotor Raymundo Napoleão Ximenes, notificou o secretário Estadual de Saúde, Walter Pinheiro sobre a questão, que tem cinco dias para responder.

“Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes nesta Casa, estamos tratando deste tema que é um tema caro e só pode ser de fato sanado se o orçamento de Sergipe tiver o cuidado com políticas públicas para crianças e adolescentes”, afirmou o vereador.