“Projeto de privatização da saúde é tentativa de golpe contra a população de Aracaju”, diz Professora Ângela Melo

por Paulo Victor Melo - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 31/03/2023 08h23, última modificação 31/03/2023 08h23

Foto: Gilton Rosas

“Não há quem tenha dúvidas sobre o papel fundamental do Sistema Único de Saúde no cuidado com a vida de milhões de brasileiras e brasileiros. Não fosse o SUS, certamente o cenário da pandemia de covid-19 no nosso país seria ainda mais drástica. Foi o sistema público que resistiu ao negacionismo do governo, por exemplo”.

Ao defender, de forma enfática, o sistema público de saúde, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) expressou também o seu posicionamento contrário à tentativa da Prefeitura de Aracaju em estabelecer uma Parceria Público-Privada na saúde municipal.

“Entregar a gestão dos serviços de saúde para a iniciativa privada tem dois problemas cruciais: o primeiro é conceber a saúde como uma mercadoria, afastando-a da sua noção de direito humano; o segundo é ampliar desigualdades no acesso aos serviços, dificultando os cuidados sobretudo para os segmentos mais vulnerabilizados. Por isso, é um golpe contra a população da cidade”, frisou Ângela.

Nesta quinta-feira, 30/03, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou um requerimento suspendendo a proposta da Prefeitura de PPP na Saúde, fato comemorado por Ângela Melo. A parlamentar não participou da votação porque, no horário em que se dava a discussão e encaminhamento, estava num voo retornando de Brasília, onde cumpriu agendas institucionais do Poder Legislativo.

“Não pude participar das sessões da quarta e quinta desta semana porque fui a Brasília, representando a Câmara de Aracaju, dialogar com ministros do Governo Federal. Uma das agendas foi com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em que tratamos da situação da comunidade extrativista das mangabeiras do Santa Maria”, disse.

Apesar de não conseguir participar da sessão, o posicionamento da vereadora é explícito: “sou contra qualquer privatização. Inclusive, já realizei audiências e outras atividades nesta casa quando das tentativas do governo anterior de privatização dos Correios e bancos públicos, além dos diálogos que realizo com os trabalhadores da Deso contra as propostas de privatização da empresa pública de água e saneamento do nosso estado. Na área da saúde não é diferente. E reafirmei isso na Audiência Pública realizada aqui na Câmara na última segunda-feira”, lembrou.