“Em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados, a mastectomia é indicada", diz Dr. Manuel Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/10/2022 12h24, última modificação 26/10/2022 12h24

Foto: Gilton Rosas

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de realizar o autoexame para detecção precoce do câncer de mama, o vereador Dr. Manuel Marcos(PSD), que é ginecologista, voltou a defender, na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA), na manhã desta quarta-feira, 26, o tratamento imediato após descoberta da doença.
De acordo com ele, mais de 110 mil mulheres passaram pela mastectomia no país, nos últimos 10 anos. “Este ano, dos 66 mil diagnósticos de câncer de mama descobertos no país, 70% dos casos resultaram na mastectomia, ou seja, na remoção total da mama. Isso ocorre devido aos atrasos no diagnóstico e no início dos procedimentos de cura", afirmou o parlamentar.
Além de defender o tratamento imediato após identificação de câncer de mama, Dr. Manuel Marcos cobrou maior ampliação para a cirurgia reparadora. “Nem toda mulher que passa pela mastectomia consegue a cirurgia de reconstrução mamária, muitas pacientes carregam essas sequelas por resto da vida. Precisamos ampliar a prevenção, dar rapidez ao tratamento e qualidade de vida àquelas mulheres que foram mutiladas pela doença. A prótese de mama resgata a dignidade da mulher”, explicou.
A Lei 12.802
A norma que prevê reconstrução mamária imediatamente após mastectomia completou cinco anos em abril deste ano. A Lei 12.802 prevê que pacientes submetidas à mastectomia têm o direito de realizar a reconstrução da mama por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) imediatamente após a retirada do tumor . Apenas 25 mil mulheres conseguiram a cirurgia reconstrutora nos últimos 10 anos.