“É preciso urgentemente ampliar os pontos de vacinação contra a Covid-19”, afirma Sheyla Galba

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 06/07/2021 13h08, última modificação 06/07/2021 13h08

Foto: Assessoria da Parlamentar

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) solicitou, nesta terça-feira, 06, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que a Secretaria Municipal de Saúde amplie os pontos de vacinação contra a Covid-19 na capital. O pedido da parlamentar vem após o registro de longas filas e aglomerações em locais de aplicação da vacina.

Sheyla Galba lembrou que no início da imunização haviam, quando a população mais idosa era o público-alvo, haviam mais de 30 pontos de vacinação. “Hoje são apenas sete postos de vacinação para primeira dose e os dois Drive-thrus, no Parque da Sementeira e no 28º BC. Neste final de semana, registramos aglomerações na Unit, no CEPJS, na Pio Décimo. Pessoas mandando pra gente que passou duas horas na fila, na chuva, sem estrutura nenhuma, sem toldo, sem cadeira para essas pessoas sentarem”, ressaltou.

A vereadora chamou atenção para o aumento no quantitativo de cidadãos aptos a tomar a vacina conforme a Prefeitura avança na imunização por faixa etária. “Quero que as pessoas que estão fazendo o planejamento da vacinação entendam que teremos mais de 46 mil pessoas entre 35 e 39 anos. Teremos mais de 56 mil pessoas entre 30 e 34 anos e teremos mais de 65 mil pessoas entre 25 e 29 anos de idade. Precisamos urgentemente que esses pontos sejam ampliados”, destacou.

Câncer de Cabeça e Pescoço

Em sua fala, a parlamentar falou ainda sobre a Campanha Julho Verde, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. “Esse tipo de câncer pode ser identificado com alguns sintomas. Como, por exemplo, no pescoço. Vocês apalpam o pescoço e se encontrar um nódulo ou caroço tem que procurar um médico”, recomendou.

“Existe uma diferença de nódulo para íngua. A íngua, quando você topa, ela pula, o nódulo ou caroço não, são mais duros. Outros sinais são feridas na boca que não cicatrizam. Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas no céu da boca e na gengiva, também tem que procurar um médico”, complementou.

Outro sintoma apontado por Sheyla foram as manchas vermelhas nos olhos quando tira foto. “Também são um sinal de alerta para procurar o médico. Assim como a mudança da voz e da rouquidão. Se a mudança persistir e der ardência na garganta, tem que procurar um médico. O câncer de boca, a gente que acompanha diariamente, sabe o quanto é difícil, o quanto os pacientes e as famílias sofrem”, concluiu.