“Aqui a gente trabalha com responsabilidade”, diz presidente da Câmara sobre abertura de CPI para investigar concessões de espaços públicos

por Caroline Prata, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/05/2026 15h56, última modificação 14/05/2026 15h56
“Aqui a gente trabalha com responsabilidade”, diz presidente da Câmara sobre abertura de CPI para investigar concessões de espaços públicos

Foto: Luanna Pinheiro

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (PSD), anunciou nesta quinta-feira (14) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na concessão e na utilização de espaços públicos da capital sergipana.

Segundo o parlamentar, a iniciativa surgiu após denúncias recebidas pela Casa nos últimos meses. De acordo com Ricardo, vereadores realizaram levantamentos preliminares e identificaram indícios que justificam o aprofundamento das investigações.

“Há cerca de 60 dias começamos a receber denúncias aqui na Câmara de que alguns espaços estavam sendo concedidos ou utilizados de forma irregular. Fizemos um primeiro levantamento, fomos às ruas, constatamos possíveis irregularidades e entendemos que era necessário aprofundar isso por meio de uma CPI”, afirmou.

Comissão terá caráter técnico

Ricardo destacou que a comissão terá caráter técnico e contará com apoio especializado para análise detalhada da documentação. “A CPI é o instrumento que temos com maior legitimidade para requisitar informações dos órgãos públicos. Vamos mobilizar arquitetos, contadores e um corpo técnico preparado para analisar toda a documentação com responsabilidade”, explicou.

O presidente da Câmara também ressaltou que a abertura da comissão não possui motivação política ou eleitoral.

Durante entrevista, Ricardo Vasconcelos negou que a CPI tenha relação com disputas políticas ou retaliações à gestão da prefeita Emília Corrêa. “Não estamos ajustando nosso relógio em função do calendário eleitoral. Não estamos preocupados com quem a CPI pode atingir. Aqui a gente trabalha de forma muito responsável e técnica”, declarou.

O parlamentar também rebateu críticas sobre possíveis motivações políticas envolvendo pautas do Executivo municipal e afirmou que os projetos enviados pela Prefeitura continuarão sendo analisados de acordo com o interesse público.

“O que for bom para a cidade terá nosso apoio. O que não for bom será debatido com responsabilidade. A cidade não pode ficar travada por questões políticas”, disse.

Compromisso com o diálogo

Ao final, o presidente da Câmara reforçou o compromisso da Casa Legislativa com a transparência e o diálogo institucional.

“Nossa responsabilidade sempre será com a cidade, com o povo e com a boa política. Qualquer divergência precisa ser resolvida por meio do diálogo para que Aracaju continue avançando”, concluiu.