Dia Nacional do Surdo: Escola do Legislativo de Aracaju fomenta inclusão e cidadania com a participação do IPAESE
O dia 26 de setembro é um marco no calendário nacional, dedicado a celebrar a cultura e a identidade da comunidade surda, além de reforçar a luta por mais inclusão e acessibilidade. Em sintonia com a causa, que ganha destaque durante o Setembro Azul, a Escola do Legislativo de Aracaju, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), tem se consolidado como um exemplo de ação efetiva ao abrir suas portas e seu principal projeto para esse público.
O Instituto de Pesquisa, Apoio e Ensino de Surdos de Sergipe (IPAESE) participou, por duas vezes, do projeto "Conhecendo o Parlamento", por meio do convite do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (PSD), uma iniciativa da Escola que visa aproximar a população ao trabalho dos vereadores e dos processos democráticos. Ao receber o grupo, a Unidade não apenas garante acessibilidade, mas também fomenta a cidadania e a participação social de uma comunidade que historicamente enfrenta barreiras de comunicação.
"É com imenso orgulho que recebemos a comunidade surda em nosso projeto. Acreditamos que a inclusão não pode ser apenas uma palavra; ela precisa ser uma prática. O direito à cidadania plena passa pelo acesso à informação e pela possibilidade de participar ativamente da vida política. Nossa parceria com o IPAESE é fundamental para quebrar barreiras e mostrar que o parlamento é a Casa de todos", afirmou o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju.
"Em nome do IPAESE, gostaria de expressar nossa profunda satisfação com a parceria firmada com a Escola do Legislativo de Aracaju. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em promover a educação e o desenvolvimento social. A colaboração entre as duas instituições tem sido extremamente produtiva e esperamos que ela sirva de exemplo para outras entidades que desejam investir no capital humano de nossa cidade. Acreditamos firmemente que o sucesso de nossos alunos é o sucesso de Aracaju", enaltece a coordenadora do IPAESE Dayse Santos.
A participação do IPAESE no projeto “Conhecendo o Parlamento” é um testemunho do compromisso da instituição em promover um ambiente mais justo e equitativo. Ao fornecer intérpretes de Libras e adaptar suas atividades, a Escola do Legislativo reafirma que o respeito à diversidade e a busca por uma sociedade verdadeiramente inclusiva são pilares essenciais para o desenvolvimento de Aracaju.