Conhecendo o Parlamento: alunos de escola pública aprendem sobre cidadania na Escola do Legislativo de Aracaju

por Lucas Oliver- Assessoria da Escola do Legislativo — publicado 01/10/2025 11h06, última modificação 01/10/2025 11h06
Conhecendo o Parlamento: alunos de escola pública aprendem sobre cidadania na Escola do Legislativo de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

A cidadania se constrói na prática, e é com essa premissa que a Escola do Legislativo de Aracaju, unidade vinculada à Câmara Municipal, promove o projeto “Conhecendo o Parlamento”. Na manhã dessa quinta-feira, 21, cerca de 20 alunos do Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral tiveram a oportunidade de ir além dos livros de história e entenderem de perto o funcionamento da política e a importância da representatividade.


O projeto, que visa aproximar a população jovem do Poder Legislativo, proporcionou uma experiência enriquecedora para os estudantes. Além de conhecerem as instalações da Câmara, eles participaram de palestras com especialistas que abordaram temas sobre a formação cívica, a representatividade, o voto e a voz da juventude


A programação incluiu uma palestra do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ministrada pela assessora da Escola Judiciária Eleitoral, Lídia Matos. De forma clara e didática, ela explicou o processo eleitoral, a importância do voto consciente e o papel do TRE na garantia da democracia. “É fundamental que os jovens entendam que o voto é a sua principal ferramenta para influenciar o futuro do país. Trazer esse conhecimento para dentro da Câmara torna a experiência ainda mais significativa”, ressaltou Lídia Matos.


Complementando a explanação, a professora de História, Cláudia Evaristo, conduziu uma reflexão sobre a trajetória da democracia no Brasil e a relevância de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa. A participação dos alunos, com perguntas e opiniões, demonstrou o interesse da juventude em debater temas políticos e sociais. 

Experiência Enriquecedora e o Despertar da Cidadania

Para o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Marcos Aurélio, a iniciativa é um complemento valioso para o ensino em sala de aula. “Essa vivência prática é insubstituível. Esses estudantes saem daqui com uma nova perspectiva sobre a política, entendendo que também fazem parte desse processo e que têm o poder de mudar a realidade”, afirmou o diretor.


Após a visita à CMA, o presidente, Ricardo Vasconcelos, recebeu os estudantes no gabinete da presidência. "É com grande satisfação que recebo os jovens do Colégio Joaquim Vieira Sobral aqui na Câmara Municipal. Ver o interesse de vocês em conhecer o nosso trabalho me enche de esperança. Muitos pensam que política é algo distante, que só acontece em Brasília ou nos jornais. Mas a verdade é que tudo na nossa vida é política. Quando a gente discute o preço da passagem de ônibus, o valor da merenda na escola, a segurança do nosso bairro ou o acesso à saúde, estamos falando de política. São decisões tomadas aqui, e que afetam diretamente o nosso cotidiano. Por isso, o meu maior recado para vocês é: não fiquem indiferentes. Busquem conhecimento, questionem e participem. O futuro de Aracaju, do nosso estado e do nosso país está nas mãos de vocês. Venham para a política, a política não pode ficar sem vocês."

A estudante Maria Geovanna Souza, de 17 anos, resumiu o sentimento de muitos de seus colegas: “Eu sempre achei política algo muito distante da gente. Mas, depois de hoje, entendi que é algo que nos afeta diretamente. Aprender sobre como podemos eleger nossos representantes e como a Câmara funciona me fez querer participar mais e me informar melhor. Foi uma experiência que abriu meus olhos para a importância de ser um cidadão ativo”, concluiu.


“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pela participação de todos neste evento sobre representatividade política. Como professor de História, é revigorante ver como a nossa comunidade se mobiliza para discutir um tema tão relevante para o nosso futuro. A história nos mostra que a política sempre foi um reflexo das lutas e conquistas da sociedade. Por muito tempo, as vozes de muitos grupos foram silenciadas ou simplesmente ignoradas”, finalizou o professor de História Jorge Monteiro.

O projeto “Conhecendo o Parlamento” continua seu calendário, proporcionando a estudantes de escolas públicas a  oportunidade de desmistificarem o universo político e, sobretudo, de se reconhecerem como agentes de transformação na sociedade.