Procuradoria da Mulher da CMA recebe sugestões para projeto de lei que cria grupos reflexivos para homens condenados por violência doméstica

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 25/09/2025 15h11, última modificação 25/09/2025 15h11
O envio pode ser feito até o dia 26 de setembro
Procuradoria da Mulher da CMA recebe sugestões para projeto de lei que cria grupos reflexivos para homens condenados por violência doméstica

Arte: Redes Sociais

Instituições, órgãos públicos e a população têm até sexta-feira, 26 de setembro, para enviar sugestões de emendas ao projeto de lei que cria grupos reflexivos, liderado pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Aracaju.  

Os grupos reflexivos coordenam homens condenados por violência doméstica, com o objetivo de agregar reflexão, autorresponsabilização e redução da reincidência na violência. 

O envio das sugestões pode ser feito por meio dos e-mails: procuradoriadamulher@aracaju.se.leg.br ou jornalismo@aracaju.se.leg.br 

A vereadora Sônia Meire, que atua na Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju como procuradora, destacou a importância da proposta e afirmou que “vamos avançar para que a Câmara continue assumindo seu papel de proteção às mulheres”. 

Grupos reflexivos 

Os grupos reflexivos consistem em encontros coletivos, geralmente mediados por profissionais capacitados — psicólogos, assistentes sociais, educadores ou facilitadores — voltados a estimular a reflexão crítica sobre comportamentos. O objetivo é prevenir a violência e reeducar, com foco na mudança de atitudes e no desenvolvimento pessoal.  

Um dos temas abordados pode ser, por exemplo, a resolução não violenta de conflitos, com a compreensão dos impactos do crime sobre a vítima.