Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju realiza reunião estratégica para definição de ações

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 18/09/2025 09h27, última modificação 18/09/2025 09h27
A vereadora Sônia Meire conduziu a primeira reunião como Procuradora da Mulher
Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju realiza reunião estratégica para definição de ações

Foto: Igor Tavares

Na tarde desta segunda-feira, foi realizada a primeira reunião de alinhamento estratégico da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju, com a vereadora Sônia Meire (PSOL) à frente do órgão. A parlamentar foi nomeada em agosto com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, fiscalizar políticas públicas em defesa das mulheres e da igualdade de gênero, ampliar campanhas e ações educativas, além de atuar como rede de apoio, escuta e acolhimento.  

Segundo Sônia Meire, o momento é de conhecer melhor as ações já desenvolvidas pela procuradoria e, a partir disso, traçar coletivamente um plano de atuação. “Esse plano diz respeito à nossa atuação junto às instituições na defesa das políticas públicas voltadas para as mulheres, como também envolve um trabalho diretamente nas comunidades, que é a Procuradoria Itinerante. Além disso, a Procuradoria também pode se fazer presente em conselhos e comitês na defesa da mulher que existem hoje no nosso Estado”, disse a vereadora, defendendo maior proximidade com as comunidades da capital.  

A parlamentar ainda destacou a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas às mulheres e a previsão legal de recursos para o desenvolvimento dessas ações. “Outro aspecto importante é que estamos fazendo um levantamento de todas as leis existentes. Vamos atualizá-las e realizar um estudo com o plano plurianual para analisar se a materialização dessas leis ocorrerá através do plano apresentado pelo Poder Executivo. Como hoje temos uma Secretaria da Mulher, vamos verificar se as ações definidas a partir de projetos de lei contemplam ou não o que está sendo proposto, porque, se as mulheres não tiverem garantia de direito ao orçamento, esses direitos não serão efetivados”, argumentou Sônia Meire.  

O encontro contou também com a participação da vereadora Selma França (PSD), que também integra a Procuradoria da Mulher. A parlamentar afirmou: “Foi a primeira reunião com todos os membros da Comissão, para que pudéssemos fazer uma apresentação pessoal e explicar por que viemos para a Comissão e quais são nossas expectativas. Já definimos algumas diretrizes, como a periodicidade de nossas reuniões.Eu venho contribuir bastante pela experiência de vida e minha trajetória na vida pública”.  

A psicóloga da Procuradoria da Mulher, Ana Karoliny, explicou como é realizado o trabalho do órgão e comentou as expectativas sobre a nova gestão. “Desde o início, trabalhamos muito na divulgação da Procuradoria da Mulher, para outros setores e para as próprias mulheres. Realizamos muitas reuniões institucionais para apresentar o trabalho da Procuradoria, somar esforços e atuar em rede para o fortalecimento do cuidado e da segurança da mulher. Também desenvolvemos ações educativas, indo a escolas, fazendo palestras e dinâmicas. Destaco, por exemplo, a Procuradoria Itinerante: um projeto em que visitamos bairros para conhecer as mulheres, conversar sobre violência doméstica e cuidado com a mulher em geral. Estamos muito felizes com a nossa procuradora, porque acreditamos que precisamos ter uma coordenação que esteja à frente do nosso trabalho e que consiga atuar junto à procuradoria em busca de políticas públicas realmente efetivas para o cuidado dessas mulheres”.  

Procuradoria da Mulher  

É um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política, e encaminhando às redes de assistência da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado. A Procuradoria da Mulher pode receber denúncias, examinar informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes; fiscalizar a execução de programas da Prefeitura voltados à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias; firmar parcerias nacionais e internacionais; além de promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação.  

Como entrar em contato  

  • Por contato direto com os vereadores de Aracaju;

  • Dirigindo-se voluntariamente à sede da Procuradoria da Mulher, localizada na rua Itabaiana, nº 74, Centro;

  • Por contato virtual através do e-mail: procuradoriadamulher@aracaju.se.leg.br