Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju promove ação de combate à violência doméstica no São Conrado
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na tarde desta quinta-feira (26/06), mais uma edição do projeto “Procuradoria Itinerante”, que promove, em diversos pontos da capital, ações de assistência e combate à violência doméstica contra as mulheres.
A ação aconteceu no Instituto Arte da Fé, localizado no bairro São Conrado, que atende cerca de 500 mulheres. A coordenadora do instituto, Ana Couto, destacou, além de questões pertinentes à saúde da mulher, a função educacional da entidade e sua atuação na qualificação para o mercado de trabalho.
“Além de fomentar o empreendedorismo de uma forma geral, também estamos desenvolvendo ideias de cursos, como na parte culinária, por exemplo, para entregar jovens preparados para o mercado de trabalho. Vamos desenvolver esses projetos tanto para preparar o profissional para qualificação na parte de produção, na parte de atendimento, como também na parte comportamental”, disse Ana Couto.
A advogada da Procuradoria da Mulher da CMA, Luana Moraes, comentou a visita ao Instituto e explicou como é realizado o trabalho de conscientização com o público-alvo.
“A procuradoria vem, ao longo do ano, realizando várias ações, e uma delas é a nossa Procuradora Itinerante. Temos levado informações sobre o direito das mulheres, onde elas podem buscar quais são os meios para poder denunciar um caso violência doméstica. E nesse sentido, a gente também criou uma cartilha que está no site da Câmara, na aba da procuradoria. Lá tem todas as informações, os processos que a nossa Câmara aprovou em relação à mulher, onde buscar e os projetos e as leis”, destacou.
“Foi uma tarde muito proveitosa, quando levamos informações valiosas para essas mulheres. Uma mulher que sofre atos violentos aqui no São Conrado, por exemplo, o que ela deve fazer? Qual o primeiro passo? Orientamos que elas podem procurar a delegacia da DAGV, que fica ali no Centro da cidade, e podem contar com o apoio da Procuradoria”, concluiu Luana.
A psicóloga da Procuradoria da Mulher, Ana Karoliny Barreto de Almeida, ressaltou a necessidade de uma maior atenção com as mulheres em idade adulta e afirmou que o órgão funciona com portas abertas à população.
“O trabalho da Procuradoria da Mulher é fazer esse acolhimento às mulheres, às mães. Muitas vezes elas são a rede de apoio. E aí, quem cuida de quem cuida? Precisamos também ter esse olhar, que muitas vezes só é dado às crianças, às adolescentes que têm algum sofrimento. Mas e aquela mãe que está acompanhando? Qual é a rotina dela? Qual é a vida dela enquanto mulher? O seu autocuidado? A sua saúde mental? Então, nosso objetivo é fazer esse acolhimento, é conseguir também encaminhar, ajudar de alguma forma, de acordo com as necessidades que elas apresentem”, afirmou a psicóloga.
Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher está localizada à rua Itabaiana, nº 74, Centro da cidade. É um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política e encaminhar aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.
A Procuradoria da poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes; assim como fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias; firmar parcerias nacionais e internacionais; além de promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação.