Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju participa de reunião com Secretária Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participou de uma reunião com a Secretária Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres – (SERMULHER) para discutir a realização de ações prioritárias voltadas para as mulheres e a programação de recursos previstos no Plano Plurianual (PPA) do município.
O intuito do encontro foi planejar encaminhamentos da procuradoria como dotação orçamentária e captação de recursos para o desenvolvimento de ações que beneficiem o público alvo.
Segundo a secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, Elaine Oliveira, a reunião oportuniza uma soma de esforços no combate à violência de gênero no município.
“Fazer essa tratativa com a Procuradoria da Mulher é um marco. Vamos procurar fazer aliança com a Casa do Povo, que é a Câmara Municipal de Aracaju, para desenvolver várias políticas públicas para as mulheres. Buscamos, através da escuta, minimizar as dores dessas mulheres de forma individual, a gente entende que cada pessoa tem sua necessidade”, disse.
“Fizemos um levantamento através de dados com a Secretarias de Saúde, de Educação e Assistência Social para que pudéssemos entender as reais necessidades e a partir disso trabalhar em um projeto de escuta dessas mulheres, de qualificação; trazendo projetos para desenvolvimento de políticas públicas”, complementou.
A Procuradora da Mulher do parlamento aracajuano, a vereadora Sonia Meire (PSOL), avaliou o encontro como uma oportunidade para conhecer os projetos em andamento relacionados ao combate à violência contra a mulher.
“Precisamos saber quais as ações que a secretaria vem desenvolvendo e qual a proposta para os próximos ano de gestão da prefeita Emília Corrêa por meio dessa secretaria, que foi criada nessa gestão e que também é uma luta histórica. Pudemos discutir também o que está previsto no PPA e onde será necessário apresentar alguma emenda; ver a relação entre o que a secretaria está propondo e as demais secretarias para o atendimento de proteção e prevenção às violências contra as mulheres”.
Sônia Meire ainda reforçou a necessidade de se discutir a alocação de recursos para efetivação de ações. “É um processo que precisa ser bem conversado para entendermos a aplicação do orçamento, porque o que ,de fato, a gente precisa é de políticas públicas efetivas. Foi uma reunião proveitosa nesse sentido e a partir de agora vamos trabalhar na procuradoria para apresentar emendas que possam fortalecer essa luta”.
A vereadora Selma França destacou a parceria que se inicia entre o município e a Casa Legislativa na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Foi muito importante toda o apanhado que foi feito, as escutas, as falas foram fundamentais para que pudéssemos nos alinhar e ter o mesmo foco e direcionamento. Trabalhar políticas públicas voltadas para a mulher tem que ser em conjunto, de modo Intersetorial para que possamos tirar do papel e colocar na prática o que foi planejado. ”