Zona de Expansão: Breno Garibalde expõe preocupação na execução das obras de macrodrenagem

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/10/2023 11h35, última modificação 18/10/2023 14h00

Foto: China Tom

Em pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira, 18, o vereador Breno Garibalde parabenizou os investimentos que estão chegando para a Zona de Expansão da capital sergipana, mas externou algumas preocupações nos aspectos ambientais e sociais.

Para o parlamentar, é necessário que haja um planejamento adequado para que o serviço de macrodrenagem seja realizado da forma correta, sem prejudicar os recursos naturais da região.

“Esses investimentos que estão chegando para a Zona de Expansão são importantes, porque vão ajudar a resolver os problemas de drenagem daquela população. Mas me preocupa a forma como serão feitas essas obras de canalização e macrodrenagem, se esses serviços não forem realizados com cautela podemos perder o único rio limpo que temos, que é o Vaza-Barris”, relata Breno.

Outra preocupação do parlamentar é para que haja uma fiscalização conjunta da Deso e Emurb para impedir as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem da localidade. “Que essas obras venham com uma estação de tratamento, que inclusive foi prometido. Aracaju é uma cidade cheia de canais, então toda rede pluvial vai migrando para os canais, que vão para nossos rios. Se fizerem ligações clandestinas de esgoto nessa rede, vamos repetir o que aconteceu com os rios Sergipe e Poxim, por exemplo. Isso me preocupa muito!”, ressalta o vereador.

Breno citou ainda o exemplo de cidades que estão resolvendo problemas do despejo de esgoto em canais. “Em Maceió, estão ligando alguns canais existentes diretamente para a estação elevatória, em seguida, vai para a estação de tratamento e só depois essa água é despejada nos rios. Infelizmente aqui a ligação é feita diretamente nos canais e vão direto pros rios, sem tratamento. Espero que a gente possa seguir bons exemplos como esse e também conscientizar cada vez mais a nossa população sobre a importância do nosso meio ambiente”, declara o parlamentar.

Já no aspecto social, o fator mais preocupante é o avanço da especulação imobiliária que acaba expulsando os moradores tradicionais.

“Não podemos continuar com a cidade crescendo sem planejamento e ao toque somente das construtoras. Existe uma comunidade ali há muitos anos, que precisa e deve ser respeitada. Esse fenômeno conhecido como gentrificação pode causar problemas sociais gravíssimos a uma comunidade que já sofre bastante”, finaliza Breno.