Vladimir Souza Carvalho recebe Título de Cidadania

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/11/2025 12h35, última modificação 17/11/2025 12h35
Vladimir Souza Carvalho recebe Título de Cidadania

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na sexta-feira, 14, no plenário da Casa, a solenidade de entrega do Título de Cidadania Aracajuana ao desembargador emérito Vladimir Souza Carvalho. A honraria, aprovada em 2010, com autoria do ex-vereador Chico Buchinho (PT) ,foi entregue pelo vereador Elber Batalha (PSB), que reforçou o reconhecimento da capital aos serviços prestados pelo itabaianense. 

Natural de Itabaiana, Vladimir Souza Carvalho construiu uma trajetória marcada pela dedicação à Justiça e à cultura sergipana. Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, atuou como juiz em diversas comarcas e se destacou no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde foi corregedor e presidente. Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras, é autor de obras jurídicas, históricas e literárias, além de manter colaborações em importantes jornais regionais. 

No seu discurso, Elber destacou a relevância da homenagem e o legado do magistrado. “Eu sou o porta-voz dessa entrega. O mérito da iniciativa é do ex-vereador Chico Buchinho, que está aqui conosco. Vladimir é um itabaianense de nascimento, mas um patrimônio do povo sergipano. Admirado pelo conhecimento, respeitado pela conduta ética e querido pela simplicidade. Hoje, aqui, o povo de Aracaju abraça de forma efetiva esse desembargador federal que nos orgulhou no Tribunal Regional Federal da 5ª Região por vários anos”, afirmou.

O autor da proposta, Chico Buchinho, relembrou a trajetória da honraria e o pedido especial que recebeu à época. “Em 2010, eu era vereador aqui de Aracaju e o governador Marcelo Déda me pediu que eu concedesse um título de cidadão ao doutor Vladimir. Ele já o conhecia, era amigo, tinha lido suas obras. Pesquisei a biografia, fiz a sugestão e entrei com o requerimento. O título foi aprovado por unanimidade, mas já são quinze anos desde então. Recentemente lembrei, falei com Elber para que fizéssemos a entrega e hoje consolidamos essa homenagem mais que reconhecida”, destacou.

Visivelmente emocionado, Vladimir Souza Carvalho agradeceu o reconhecimento e usou o seu bom humor ao comentar o novo vínculo com a capital. “Eu acho que o título é justo e que me sinto agora mais aracajuano ainda. Representa, vamos dizer assim, a concretização de um namoro. Agora não é mais o namorado, agora é o cidadão mesmo. Eu já tenho o título e sou aracajuano, embora não perca minha condição de itabaianense, que é o maior título que eu tenho. Porque Itabaiana… só é itabaianense quem nasce lá”, brincou.