Vereadores participam de inauguração da 1ª etapa da Orla Sul

por Danilo Cardoso — publicado 28/05/2021 11h56, última modificação 28/05/2021 11h56
Vereadores participam de inauguração da 1ª etapa da Orla Sul

Foto: César de Oliveira

Mais um cartão postal nasce na capital sergipana contando a participação dos vereadores de Aracaju. A primeira etapa da Orla Sul, obra executada pelo Governo do Estado, foi entregue nesta quinta-feira, 28, e já está promovendo uma revolução turística na cidade, tornando ainda mais atrativa, além de ampliar o polo esportivo e de promoção do lazer.

A benfeitoria inicia na ligação entre a Passarela do Caranguejo e a Rodovia Inácio Barbosa seguindo até os bares os bares da Aruana. No ato, o governador Belivaldo Chagas assinou mais dois trechos da obra da Orla Sul e anunciou a troca de todo o asfalto da localidade, totalizando 15 quilômetros.

Participaram do ato o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), os vereadores Sargento Byron (Republicanos), Vinicius Porto (PDT), Eduardo Lima (Republicanos), Pastor Diego (PP), Anderson de Tuca (PDT), Joaquim do Janelinha (PROS), Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC) e Ricardo Vasconcelos (REDE).

Assinando como testemunha no documento de ordem de serviço para início de mais duas etapas da obra, o presidente da Câmara de Aracaju elogiou os benefícios. “Temos que parabenizar o governador Belivaldo Chagas, por presentear Aracaju com está grande obra que irá alavancar o turismo. O governador teve essa visão de fazer a extensão da orla, com mais possibilidade de lazer e prática do esporte”, destacou Nitinho.

O governador Belivaldo Chagas (PSD) detalhou a infraestrutura entregue a população. “Esta obra como um todo terá 16 quilômetros de calçadão e ciclovia com equipamentos esportivos. Estamos entregando neste momento a primeira etapa, ainda temos mais duas sendo executadas neste momento e mais duas que assinamos a ordem de serviço para início imediato das obras. Toda a obra terá 11 etapas, sendo muito complexa, devido a questão ambiental, sendo planejada por mais de dois anos”.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), destacou a parceria do governo estadual e prefeitura. “Está é uma obra muito importante, que estava deteriorada e necessitando de uma intervenção urgente. O governo do estado realizou uma obra que irá beneficiar o turismo em Aracaju. A Orla Sul é muito maravilhosa, tem uma extensa área de lazer, ciclovia e recuperação do banho doce. Estamos preparando a cidade para o pós-pandemia. Já temos a orla mais bonita do Brasil e com está nova etapa ficará imbatível. O governo realizou a obra e a prefeitura irá dar a manutenção”, garantiu.

Vereadores

O vereador Pastor Diego (PP) parabenizou toda a população aracajuana pelo novo ponto turístico. “Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento do turismo em Sergipe e em Aracaju, não tenho dúvidas que este benefício irá atrair mais pessoas para a nossa cidade, que continua sendo a cidade da qualidade de vida”.

O vereador Breno Garibalde (DEM) destacou os benefícios do mais novo cartão postal. “Sem dúvidas esta grande obra do Governo do Estado irá valorizar o potencial turístico da nossa cidade, uma obra desejada há bastante tempo e agora inaugurada. Tenho certeza que irá fomentar nosso turismo e contribuir a recuperação econômica pós-pandemia”, frisou.

O vereador Sargento Byron (Republicanos) sentiu falta de acessibilidade em alguns pontos. “É mais um atrativo turístico que beneficiará na qualidade de vida da população, mas, durante a andança pela obra percebi que necessita de algumas adequações voltadas para a acessibilidade, portanto, peço que revejam estes pontos para não repetir nos outros trechos”, ponderou.

A superação da pandemia foi destacada pelo vereador Joaquim do Janelinha (PROS). “Este cartão postal veio no momento difícil, onde estamos acometidos com a pandemia, e o governador Belivaldo Chagas realiza uma obra importante e dá o primeiro passo de vários frutos que iremos colher”.

O vereador Vinicius Porto (PDT), destacou os benefícios para Aracaju. “Aracaju recebe esse presente do governador Belivaldo, que, a partir de agora a Prefeitura irá administrar a área, mantendo e preservando, só que precisamos do apoio dos cidadãos que visitem e conservem todo o local. A obra está apenas na primeira etapa, onde teremos outras etapas e mais 15 quilômetros de asfalto”.

O vereador Ricardo Vasconcelos (REDE) frisou os benefícios que a obra trará para o turismo. “Esta é mais uma obra na nossa querida cidade que irá alavancar o turismo. Estamos prestigiando para reconhecer a importância, mais também fortalecer o parlamento junto a gestão estadual, demonstrando que concordamos com toda a visão desenvolvimentista para o nosso Estado”.

Obra

Nesta primeira etapa da obra urbanística da 1ª etapa da orla Sul contempla 2,16 quilômetros de ciclovia, além de cinco rampas, aparelhos de ginásticas, brinquedos, dois postos de salva-vidas, construção de mureta em toda a extensão e revitalização do deck do banho doce. O investimento do Governo do Estado foi na ordem de R$ 9,1 milhões.

Ordem de Serviço

A ordem de serviço assinada na mesma noite trata de dois trechos, 3-F e 3-G da Orla Sul, onde serão investidos mais R$ 8,7 milhões. A nova etapa contempla as proximidades do Condomínio Morada da Praia I e se estendem até a Av. Dr. José Domingos Maia, onde tem início o Trecho 3H.