Vereadores expõem problemas urgentes de saneamento, infraestrutura e meio ambiente nesta quinta-feira (04)
A 107ª Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju, realizada nesta quinta-feira (04/12), os vereadores usaram a tribuna para apresentar novos serviços públicos, cobrar obras, denunciar descuidos urbanos e alertar para o fracasso de políticas de saneamento em Aracaju.
O vereador Anderson de Tuca abriu o Grande Expediente anunciando a inauguração da Casa do Autista do Batalhão da Restauração, marcada para o próximo dia 13, às 14h.
O novo espaço, localizado no Parque da Cidade, funcionará junto ao primeiro polo de equoterapia da instituição e oferecerá atendimento especializado para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com capacidade estimada de 2.000 atendimentos mensais.
Na tribuna, o vereador também celebrou a execução de duas emendas impositivas destinadas ao recapeamento da Travessa Dom Pedro (Santos Dumont) e da rua Florianópolis (Siqueira Campos). Mesmo assim, lamentou que outras emendas — especialmente na área da saúde — não foram executadas pela Prefeitura.
O segundo a usar a tribuna foi o vereador Bigode do Santa Maria, que apresentou um pedido dos moradores da Aruana para a mudança de local da feira do bairro.
Segundo relatos, o ponto atual indicado pela Emsurb estaria cheio de ninhos de corujas, quero-queros e outras aves, causando conflitos ambientais e insegurança para feirantes e consumidores.
Os moradores defendem que a feira seja transferida para a área em frente à Praça Conselheiro Tertuliano Azevedo, conhecida como Praça Laredo Aruana.
O parlamentar também solicitou à prefeita Emília Corrêa e ao presidente da Emurb, Antônio Sérgio Rozendo Guimarães, o recapeamento das ruas próximas ao Porto Mar I e II e ao Brisamar. Ele ainda parabenizou a Emsurb pelo trabalho de limpeza na Zona de Expansão, especialmente nos canais, e cobrou da Energisa melhorias urgentes na iluminação da Praça Central da Aruana, que, segundo afirmou, permanece em completa escuridão. Além disso, denunciou problemas de saneamento e falta de infraestrutura no bairro Santa Maria, com destaque para o Recanto dos Cajueiros, a rua Padre Pedro e a São Lucas.
O vereador Camilo Daniel direcionou seu discurso ao Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020 com a promessa de universalizar o acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto até 2033.
Segundo ele, passados cinco anos, o que existe são promessas não cumpridas. O parlamentar criticou a privatização da Deso e a entrada da Iguá na operação, afirmando que Aracaju continua enfrentando falta de água constante, esgoto a céu aberto e serviços parados há mais de uma década.
Camilo pediu uma revisão urgente do Marco e uma análise “mais profunda e responsável” sobre a efetividade da política.
O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar também tratou da situação da feira da Aruana, reforçando o pedido de realocação para evitar conflitos com aves que estão ocupando o local.
Ele exibiu imagens da execução de uma de suas emendas impositivas, com obras de recuperação asfáltica e melhorias de infraestrutura no Morro da Atalaia.