Vereadores discutem a possível implantação do Uber em Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 07/03/2017 12h45, última modificação 10/11/2017 15h38
Vereadores discutem a possível implantação do Uber em Aracaju

César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 7, durante a 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju, os vereadores discutiram e votaram pela aprovação de cinco Projetos de Lei (PLs), 26 Requerimentos e 35 Indicações. Dentre os assuntos mais debatidos durante as votações foi o requerimento Nº 15/2017, que solicita a realização de uma Sessão Especial com o objetivo de discutir o Uber em Aracaju.

Durante a discussão, o vereador Vinícius Porto (DEM), que é autor do requerimento, reforçou a importância de debater com mais transparência esse tema. “Não podemos ficar na dúvida se é um aplicativo bom ou não, pois nós temos que nos adequar as novas realidades e o Uber já é uma realidade. O que vejo como mais importante é que a população esteja livre para escolher o melhor para suas necessidades, seja através do Uber ou do táxi, o essencial é que o usuário esteja satisfeito com o serviço”, explicou o vereador.

Em aparte, o vereador Fábio Meireles (PPS) questiona os benefícios que o serviço trará. “Sei que o Uber vem com o objetivo de facilitar a mobilidade urbana, mas quantos motoristas são e quem são? Será se esse aplicativo vai trazer um caos para Aracaju com tantos carros a mais na cidade? Será que Aracaju vai comportar o Uber?”, questionou.

Já para o parlamentar Anderson de Tuca (PRTB), a discussão sobre o Uber tem que ser voltada para o que a população prefere. “Precisa avaliar se vai beneficiar a população. Compreendo que o Uber é uma nova forma de agilidade, rapidez e economia, mas é preciso avaliar os pontos positivos e negativos. Outra questão que acontece em algumas cidades é sequestro, estupro e outras situações com as pessoas usuárias de Uber, então é um assunto muito polêmico que deve ser discutido”, frisou o vereador questionando como será feita a fiscalização do Uber em Aracaju.

Segundo Professor Bittencourt (PCdoB), é preciso ser discutido exaustivamente sobre o assunto. “Eu acho que independente de qualquer coisa precisamos discutir. Temos muitos problemas com os serviços oferecidos pelos taxis. Dia desses peguei um taxi sem ar condicionado, mau cheiro de cigarro. Por outro lado, temos que regulamentar o funcionamento do Uber”.

Zezinho do Bugio (PTB) disse que muitos policiais que estão trabalhando com Uber como forma de bico. E o vereador Seu Marcos (PHS) declarou a favor do requerimento. “Esse assunto é de suma importância, por isso, tem que ser realizadas diversas audiências públicas sobre o tema”. Já Cabo Amintas (PTB) disse que as pessoas tem o direito de ir e vir e escolher de que maneira quer se transportar de um lugar para o outro.

Aprovações

Dentre os projetos aprovados na sessão desta terça-feira, três tratam sobre denominação de nomes de ruas. Também foi aprovado em redação final, o PL nº 145/2015, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB), que obriga a instalação de banheiro familiar acessível em shoppings, centros comerciais, supermercados, parques, estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, casas de show e de espetáculos e locais similares. Foi aprovado ainda em redação final o Projeto de Lei nº 64/2016, encaminhado pelo ex-vereador Emerson Ferreira (REDE) na Legislação passada, que autoriza a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), aos proprietários de imóveis - sejam residenciais ou não -, que adotem medidas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

Também foi aprovada em votação única o requerimento Nº 59/2017 que solicita uma Sessão Especial no dia 15 de Maio de 2017 a respeito do Dia Internacional de Combate à Homofobia. A autora do requerimento, vereadora Kitty Lima (REDE), foi bastante elogiada pelos vereadores pela solicitação a respeito desse tema.