Vereadores debatem mobilidade, inclusão social, futebol e serviços públicos no Pequeno Expediente desta quinta, 4
Durante o Pequeno Expediente da 71ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quinta-feira (4), a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) comemorou o lançamento do edital para a construção da nova ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, orçada em mais de R$ 1 bilhão.
“Vai ajudar de forma significante a mobilidade urbana, especialmente nos horários de pico”, destacou.
Thannata também anunciou o início das obras da Casa do Autista do Batalhão da Restauração, agradecendo o apoio dos colegas parlamentares.
“A gente sabe a dificuldade diária que uma mãe atípica, uma pessoa com deficiência passa para conseguir as terapias e atendimentos que são primordiais para que essas pessoas desenvolvam e evoluam”, explicou.
Segundo a vereadora, o espaço oferecerá diversas terapias, como equoterapia, natação, terapia ocupacional e fonoaudiologia, além de apoio psicológico para famílias.
“É a política pública saindo do papel, indo para a prática. A gente tem a pretensão de atender mais de duas mil crianças”, comemorou.
Ela finalizou informando que enviou um ofício ao superintendente do INSS Nordeste solicitando explicações sobre os atrasos nos atendimentos do órgão.
Homenagens ao Futebol Sergipano
O futebol sergipano também foi destaque. O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) parabenizou o Confiança, que chegou à final da Copa do Nordeste, mesmo após a derrota para o Bahia.
“Este jogo movimentou a economia local e tudo correu em paz”, ressaltou.
Ele ainda comemorou a destinação inédita de emendas impositivas para os clubes sergipanos.
Na mesma linha, os vereadores Isac Silveira (União Brasil), Joaquim da Janelinha (PDT), Levi Oliveira (PP) e Maurício Maravilha (União Brasil) reforçaram os elogios à conquista histórica.
Levi destacou ainda avanços na saúde:
“Um feito que traz esperança para centenas de pacientes que aguardam pela oportunidade de recomeçar”, disse sobre a retomada de transplantes renais após 13 anos e o primeiro transplante de fígado pelo SUS em Sergipe.
Maurício encerrou celebrando a aprovação unânime de moção de aplausos à atleta Eduarda Moura, que brilhou no UFC nos Estados Unidos.
Demandas da Comunidade e Críticas à Gestão Pública
O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) fez um apelo à Iguá Saneamento para solucionar os vazamentos de água em bairros da Zona de Expansão e do Santa Maria. Segundo ele, moradores também reclamam do aumento nas contas de água.
Já Breno Garibalde (Rede) retomou a discussão sobre a regularização da Zona de Expansão, que se arrasta há mais de 70 anos.
“A população precisa ser ouvida, a população precisa estar nas discussões”, defendeu.
Ele também criticou o não pagamento das emendas impositivas de 2023 e 2024 durante a gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira.
O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão.
“É necessário que os atores principais nessa disputa desçam do palanque e não se utilizem de uma bandeira tão cara para a população daquela região para se fortalecerem politicamente”, disse.
Elber e outros parlamentares pediram ainda celeridade do INSS nas perícias médicas, atualmente marcadas apenas para 2026.
Por fim, Isac Silveira e Elber pediram responsabilização do ex-prefeito Edvaldo Nogueira após relatório da Controladoria apontar possíveis irregularidades no uso de recursos destinados à saúde.
Plebiscito e Reativação de Agência
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) solicitou ao governo estadual a reativação da agência do Banese no Conjunto Augusto Franco, que hoje funciona apenas como corretora.
Já Maurício Maravilha defendeu a realização de um plebiscito para decidir a disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão.
“Nós precisamos ouvir a população, para não ferir o sentimento de pertencimento de quem vive naquela comunidade”, afirmou.