Vereadores aprovam emenda que cria Centro de Acolhimento para Usuários de Drogas

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/07/2017 09h20, última modificação 06/12/2017 15h32

Gilton Rosas

Defensor de iniciativas públicas no combates às drogas, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), é um dos autores da emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que prevê a criação de um Centro de Acolhimento para Usuários de Drogas, aprovada no Plenário do Legislativo Municipal, com 21 votos favoráveis.

De acordo com o vereador, que ao longo do seu mandato tem feito inúmeras reivindicações de políticas públicas nesse sentido, o município carece de um local para tratamento usuários de drogas. “Essa emenda visa promover o desenvolvimento social, inclusive, para a construção de um Centro de Acolhimento. Estamos dando sugestões. Não quer dizer que o Poder Executivo tenha que fazer imediatamente, ou de qualquer maneira. Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração no momento. Mas, precisamos agir. Esse tipo de problema é possível de ser solucionado. Falta força de vontade.”, declarou.

O parlamentar justificou que o investimento na criação do Centro de Acolhimento é necessário, pois as drogas é caso de saúde pública. “Estamos preocupados com essa parcela da população que está esquecida e enfrentando a discriminação diariamente. Todos nós conhecemos alguém que se enveredou pelo mundo obscuro dos entorpecentes e acabou não voltando de lá. Muitas vezes, dependentes químicos têm o desejo, vontade e interesse de deixar o vício, mas não têm condições financeiras de procurar um tratamento particular, e muito menos psicológicas para decidir a quem recorrer. A droga não escolhe raça, cor ou classe social, mas destrói muitas famílias. Esse, que certamente é um dos maiores problemas de saúde pública vivenciados pela população, é uma causa pela qual eu vou lutar até o último dia de minha vida”, concluiu.