Vereadora Professora Ângela Melo realizará Live sobre Memória, Pesquisa e Emancipação Política de Sergipe

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 07/07/2021 11h25, última modificação 07/07/2021 11h22

Foto: Assessoria da parlamentar

Na próxima sexta-feira, 09/07, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) realizará uma Live alusiva aos 201 anos da Emancipação Política de Sergipe, com início às 18h30 e transmissão ao vivo pelos canais da parlamentar no Youtube e Facebook.

A atividade é também uma referência ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, também celebrado em 8 de julho, mesma data da Emancipação Política de Sergipe.

Ângela Melo acredita que, num período de crescimento do negacionismo, é fundamental reforçar o papel da história e da pesquisa para a análise dos fatos políticos. “Conversaremos sobre a importância de compreendermos a Emancipação Política à luz da história e da memória e falaremos também sobre os desafios do presente e do futuro em relação à identidade de Sergipe”, afirmou.

A Live terá a presença de dois importantes pesquisadores da história de Sergipe, Terezinha Oliva e Osvaldo Ferreira Neto.

Terezinha é professora emérita da UFS. Foi diretora do Arquivo Público Estadual de Sergipe, do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico de Sergipe e do Museu do Homem Sergipano. Foi também Superintendente do IPHAN em Sergipe. Autora de livros sobre a história de Sergipe.

Osvaldo é historiador, professor de história na educação básica, pesquisador da história de Sergipe e autor da coluna “Senta que lá vem história”, no portal Expressão Sergipana.