Vereador Vinícius Porto destaca a atuação da Prefeitura de Aracaju na promoção da saúde mental durante o Janeiro Branco

por Iris Valéria- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/01/2024 10h55, última modificação 11/01/2024 10h55

Foto: Assessoria do Parlamentar

No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como Janeiro Branco, o vereador Vinícius Porto ressalta a significativa contribuição da Prefeitura de Aracaju na promoção do bem-estar psicológico da população. O parlamentar pontua a relevância da Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju (Reaps/SMS) no cuidado integral aos cidadãos que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.

Vinícius Porto enfatiza que a Reaps/SMS já estabeleceu uma robusta rede de apoio ao usuário com sofrimentos mentais. “Essa rede oferece, ao longo de todo o ano, atendimento psicológico multiprofissional em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e por meio do inovador Serviço de Apoio Psicológico Remoto. Esse serviço, que utiliza recursos tecnológicos para proporcionar atendimento à distância, representa uma alternativa acessível e eficaz para aqueles que buscam suporte emocional”, afirma o vereador.

Vinícius Porto ressalta a importância da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, e salientou que o Janeiro Branco oferece uma oportunidade crucial para sensibilizar a sociedade sobre a relevância da saúde mental. Nesse contexto, ele elogiou as iniciativas da Prefeitura de Aracaju em criar estratégias proativas para lidar com os desafios que afetam a psique da população.

Programação
O calendário de ações da Saúde de Aracaju no Janeiro Branco contemplará os usuários que já são assistidos pelos equipamentos de saúde, mas também levará a discussão para outros espaços, com o objetivo de ampliar a conscientização.

Confira:

Caps Liberdade

16/01 às 9h – Sala de Espera - Local USF Adel Nunes
18/01 às 14h30 – Roda de conversa com Profissionais - Local USF Adel Nunes

Caps Jael
31/01 às 9hs – Caps Jael – Vida em festa – Janeiro Branco

Caps Primavera
26/01 às 8hs – Grande caminhada com o tema: Cuidar da saúde mental é cuidar da vida.
Saindo do Caps Primavera até os Arcos da orla de Atalaia.

Consultório na Rua
Ação Janeiro Branco: Mente sã, vida plena (título que iremos dar no micro)
17/01 – Abrigo Freitas Brandão
22/01 – Casa de Passagem
15/01 Abrigo Acolher

Ambulatório de Saúde Mental (AMENT)
11/01 – Palestra aos colaboradores da Multserv - Cuidado de saúde mental
Local : Sede da Multserv - Rua Frei Paulo, 191, São José.