Vereador Isac subscreve projeto que garante políticas públicas para os idosos

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 10h51, última modificação 28/03/2019 10h51
Vereador Isac subscreve projeto que garante políticas públicas para os idosos

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju um Projeto de Lei que institui em Aracaju/SE uma Política Municipal de Promoção da Saúde do Idoso e do Envelhecimento Saudável. Segundo a proposta, o poder público criará um ambiente favorável ao desenvolvimento e avaliação de atividades que propiciem o melhoramento de aptidões capazes de contribuir para a longevidade. “Nosso intuito é abrir os olhos para observância do Executivo a ter essa atenção especial para o contingente de moradores que atingiu a terceira idade e precisa assegurar o favorecimento da expectativa de vida”, explicou Dr. Manuel Marcos.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) pediu a fala durante a discussão em Redação Final, e elogiou o projeto do colega parlamentar. “Eu quero elogiar, muito sinceramente, o seu projeto Manuel Marcos. Nós temos uma mudança significativa na pirâmide etária brasileira. Há uma diminuição da taxa de natalidade e nós temos um aumento, substancial, da expectativa de vida. E pensar nos idosos é pensar nos que já fizeram muito por nós todos”, disse o parlamentar.

Durante sua fala Isac lembrou que essa longevidade dos brasileiros tem sido visto pelo Governo Federal como algo maléfico. Que diante dessa alta expectativa de vida que buscamos a tanto custo, a contrapartida está sendo afastar a população do direito previdenciário. “Isso é emblemático. Tudo que está colocado na Reforma da Previdência, na PEC 06, é atentando contra os mais velhos. É tentando dizer que o envelhecimento deve ser algo prejudicial para a nação”, afirmou o vereador.

O parlamentar também falou que as políticas públicas para os idosos precisam ser acompanhadas por garantias. “Uma das maiores garantias que existem é um regime de previdência que sustente aqueles que envelheceram e que deram do seu sangue, seu suor, a riqueza desta nação. Peço a subscrição do seu PL”, finalizou Isac.