Vereador Elber Batalha apresenta moção de aplausos à cientista brasileira por descoberta que pode revolucionar tratamento de tetraplegia

por Agência CMA — publicado 19/02/2026 13h29, última modificação 19/02/2026 13h29
Vereador Elber Batalha apresenta moção de aplausos à cientista brasileira por descoberta que pode revolucionar tratamento de tetraplegia

Foto: Luanna Pinheiro

No Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 19 de fevereiro, o vereador Elber Batalha utilizou a tribuna para tratar de três temas: a instalação de desfibriladores no Parque Augusto Franco, a homenagem à cientista Tatiana Sampaio e críticas a comentários machistas nas redes sociais.

Ao iniciar o pronunciamento, o parlamentar relatou que, após ser marcado em uma publicação do cardiologista Dr. Luiz Flávio Prado, tomou conhecimento da necessidade de instalação de desfibriladores no Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Segundo o vereador, com a interdição temporária do calçadão da 13 de Julho e da Praia Formosa, aumentou significativamente o número de pessoas praticando atividades físicas no local, o que gera uma necessidade dos equipamentos para casos de urgência. 

A partir da demanda, Elber informou que transformou a sugestão em indicação formal à Prefeitura de Aracaju, solicitando que, por meio da Emsurb, sejam disponibilizados os equipamentos e realizados cursos de capacitação para os servidores que atuam no parque.

Moção de aplausos à cientista brasileira

Na sequência, o parlamentar apresentou uma moção de aplausos à cientista Tatiana Sampaio, pesquisadora brasileira responsável pelo desenvolvimento de um estudo que resultou no uso de uma nova proteína chamada Polilaminina, com resultados promissores no restabelecimento de movimentos em pessoas tetraplégicas. Até o momento, cerca de 6 casos positivos foram registrados.

“Isso é uma conquista à altura de outras que revolucionaram a medicina, como a invenção da penicilina e dos antibióticos. Apresento hoje também uma moção de aplausos à doutora Tatiana Sampaio e a todos os pesquisadores que fazem parte da sua equipe de trabalho”, pontuou.

Elber Batalha ainda defendeu que a pesquisa seja abraçada oficialmente pelo governo brasileiro e por instituições internacionais de fomento à ciência, ampliando seu alcance e impacto.

Posicionamento contra comentários machistas

Por fim, o vereador lamentou uma tragédia recente registrada em uma cidade do estado de São Paulo, em que um homem tirou sua própria vida e de seus filhos após descobrir uma suposta traição. Elber alertou ainda sobre comentários machistas disseminados nas redes sociais, que culpam a mulher pelo ato criminoso.

“Quero dizer uma coisa clara: ninguém aqui está apoiando traição, ninguém aqui está discutindo isso. Mas é o cúmulo do machismo estrutural a sociedade brasileira responsabilizar essa senhora pelo ato criminoso que esse cidadão fez”, afirmou.

O parlamentar encerrou reiterando solidariedade às vítimas e reforçando a necessidade de combater a cultura de culpabilização de mulheres em episódios de violência.