Vereador Dr. Manuel Marcos incentiva a imunização de idosos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/03/2020 14h03, última modificação 24/03/2020 14h03
Vereador Dr. Manuel Marcos incentiva a imunização de idosos

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta semana, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) esteve na Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha, situada no Bairro Grageru, para receber a dose da vacina contra a Influenza. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com Coronavírus (Covid-19). O parlamentar, que também é médico, reforça a importância da campanha de vacinação e conscientiza a população idosa sobre a necessidade de se prevenir contra agentes virais.

"Embora esta imunização não tenha ação direta contra o novo vírus, a iniciativa é válida. Como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão. Além disso, a vacina prepara nosso organismo, estimula a produção de anticorpos e minimiza a possibilidade de sermos acometidos pela entrada de outros vírus. Essa injeção também impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus", adverte Dr. Manuel Marcos.

Calendário

A campanha teve início no último sábado, 21, e se estende até 22 de maio. Visando reduzir ou evitar aglomerações nas Unidades de Saúde, a ação foi dividida em fases. A inicial vai até a primeira quinzena de abril e é destinada a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. É válido salientar que a vacina contra a gripe - composta por vírus inativado - é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).