Vereador Byron reforça preocupação com superlotação de hospitais e com a imunização dos aracajuanos

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/06/2023 12h19, última modificação 02/06/2023 12h19

Foto: Gilton Andrade

Com o início dos festejos juninos, o vereador Sargento Byron (Republicanos), aproveitou o momento de fala na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) , para abordar a problemática da superlotação dos hospitais com crianças e adultos com quadro gripal.

"Sabemos que o período do outono e inverno,  as síndromes gripais se agravam. Hoje, a alta demanda de internações tem criado um cenário assustador não apenas na rede pública de saúde. Sabemos que os hospitais particulares também estão com dificuldade para o atendimento infantil, por exemplo. Entretanto, nós, enquanto parlamentares, precisamos discutir a temática e buscar soluções junto ao Poder Executivo, pois estamos falando de uma situação que se repete todos os anos , o que demonstra uma carência em nossa capital", pontuou Byron.

De acordo com informações da Sociedade Sergipana de Pediatria, até o mês de maio, na rede pública, já se observava 150% de ocupação dos leitos, incluindo UTIs, com crianças em espera na Ala Vermelha do Hospital de Urgência de Sergipe. "Sabemos o quanto os profissionais da saúde ficam de mãos atadas diante dessa dificuldade, mas também é preciso clamar à população que siga as orientações passadas, bem como que participe das campanhas de vacinação , pois as Unidades de Saúde da Família (USF) estão aptas para isso", alertou.

Ainda sobre as medidas de prevenção, o vereador parabenizou a Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pela ação de imunização com a oferta de vacinação contra covid-19 e influenza e testes rápidos, no ponto de saída da Marinete do Forró, nos arcos da Orla da Atalaia, durante todo o mês de junho. "Precisamos aproveitar os festejos juninos com segurança em todos os aspectos, e a saúde faz parte desse contexto, seja para os aracajuanos , como para os turistas que aqui chegam. Logo mais, teremos as fogueiras espalhadas pela cidade, tudo isso contribui para a piora das doenças respiratórias. Seguiremos fiscalizando as condições dos hospitais e acompanhando as ações ", ressaltou.